Translate
Portugal, e toda a União Europeia, atrasa os relógios na madrugada de domingo, dia 27 de outubro, e entra por cinco meses na “hora de Inverno”. Às duas da manhã atrasamos o relógio para a uma da manhã.
Na madrugada de sábado para domingo, de 26 (sábado) para 27 de outubro (domingo) de 2024, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 2 horas os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 1 hora. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 1 hora da madrugada de domingo, passando para as 0 horas.
Este é o dia mais longo do ano, com 25 horas, já que se atrasa uma hora nos relógios e se ganha uma hora. A partir desta data os dias começam a escurecer mais cedo.
Mudança da hora inverno 2024
Portugal passa a estar alinhado com o tempo universal (tempo médio de Greenwich, TMG), conforme informação do Observatório Astronómico de Lisboa.
Estar alinhado com o tempo universal significa que está no fuso horário 0 (igual ao do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo).
A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia, no mesmo momento, mas outros países que não fazem parte do grupo dos 27 escolheram seguir as mesmas normas.
O Horário de Verão regressa – como é normal – no último domingo de março, 31 de março de 2024, altura em que se muda para o horário de verão, adiantando-se uma hora ao relógio.
Regime de mudança da hora
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
Desde 2019, quando o Parlamento Europeu deu apoio à proposta da Comissão Europeia, que a decisão de se abolir a mudança da hora não teve qualquer avanço. A Comissão Europeia diz que a bola está agora do lado dos Estados-membros, que têm que chegar a uma posição comum.
No caso de Portugal, ainda em 2018, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que, com base numa recomendação do relatório realizado pelo OAL, as alterações sazonais seriam para se manter.
Mudança da hora no resto do mundo…
Na Europa, só alguns países de Leste não atrasam os relógios uma hora no próximo domingo nem os adiantam em março. A Rússia está desde 2011 sem mudança de hora e a Crimeia, que pertencia à Ucrânia, escolheu juntar-se a Moscovo e fez da mudança para a hora russa um acontecimento nacional.
Em África a hora é inalterável na maior parte dos países, o mesmo acontecendo na Ásia, onde apenas cinco países mexem nos relógios, e na Oceânia.
Do outro lado do mundo, no continente americano, há mais países que também têm hora de Inverno e de Verão mas ainda assim, com exceção da Europa, são mais os que não mudam do que os que mudam.