INDAQUA promove debate sobre aplicação de blockchain ao setor da água

´Qualidade da água da torneira
Partilhe:

Translate

É já hoje (26 de março), em Matosinhos, que a INDAQUA discute a ligação entre descarbonização e água. Um dos maiores operadores do setor a nível nacional propõe analisar os desafios e oportunidades de aplicar tecnologia blockchain à água e saneamento, criando créditos hídricos inspirados nos de carbono – algo nunca feito em Portugal. O debate, entre as 16h e as 18h, tem entrada livre e o programa completo pode ser consultado aqui.

O debate “Água e Descarbonização – Desafios e Oportunidades” integra a iniciativa Verde Perto, criada pela Câmara Municipal de Matosinhos para fomentar a consciencialização e participação comunitária em torno da neutralidade carbónica.

26 de março, na antiga fábrica de conservas Vasco da Gama, o evento inicia às 16h15 com uma mensagem (pré-gravada) do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

Segue-se a intervenção de Matheus Ferreira, da Hypercube, empresa suíça criadora do Wateract (WTR), que, baseado em tecnologia blockchain, permite converter em tokens comercializáveis a água regenerada através de quatro processos: reutilização, dessalinização, armazenamento de água da chuva e extração de água da humidade do ar.

Estes tokens são convertíveis em créditos hídricos, que podem ser utilizados por empresas para compensar o seu consumo de água, tal como acontece com os créditos de carbono e as emissões de gases com efeito de estufa.

Às 17h00, abre-se o debate sobre a aplicação deste sistema de tokens e créditos à realidade portuguesa. Joaquim Barreiros, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), e Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA, vão apresentar as suas visões, num momento de conversa conduzido por Manuela Álvares, Vereadora do Ambiente e Transição Energética da Câmara Municipal de Matosinhos.

Na sexta-feira, discutem-se as alterações climáticas

28 de março, entre as 16h00 e as 17h00, a INDAQUA promove um segundo momento de conversa na Fábrica Vasco da Gama, em Matosinhos. Desta vez, dedicado ao papel do setor da água na concretização dos objetivos de neutralidade carbónica, enquanto medida de combate às alterações climáticas.

O evento “Alterações climáticas e recursos hídricos: impactos e desafios” conta com a participação de Rui Pimenta, da Agência de Energia do Porto, e Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Matosinhos. A conversa será moderada por Rita Santos, da Comissão Especializada de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).


Partilhe: