Translate
Nos últimos três anos, foram recolhidas peças de vestuário, calçado e acessórios que ajudaram 18 organizações sem fins lucrativos da região que, por sua vez, apoiam mas de 5.230 pessoas
Em quatro edições do Swap Market, o MAR Shopping Matosinhos tem sido um agente ativo na promoção da sustentabilidade e no bem-estar da comunidade local. O evento, que ocorre periodicamente, permite aos visitantes trocar peças de roupa que já não usam por outras do seu interesse. Além disso, todas as peças não trocadas são doadas a instituições locais de responsabilidade social.
Na última edição, realizada em junho, o MAR Shopping Matosinhos contribuiu para a troca de 16.455 peças de roupa entre os participantes, evitando o desperdício e dando uma segunda vida às peças. Além disso, foram doadas 4.831 peças de vestuário, calçado e acessórios, juntamente com 2.825 quilos recolhidos em iniciativas paralelas ao evento. O total de 7,7 toneladas beneficiou 18 organizações sem fins lucrativos locais, que, por sua vez, ajudam cerca de 5.230 pessoas.
A dinâmica do Swap Market é simples: os participantes entregam produtos de vestuário ou acessórios e recebem pontos que podem ser utilizados para trocar por outros itens expostos no mercado. O evento não envolve dinheiro, promovendo a economia circular e a reutilização de roupas.
As peças não trocadas são direcionadas para instituições locais com o apoio do Banco de Bens Doados – ENTRAJUDA. Na última edição, 469 quilos de peças foram doados a três instituições: AAPC – Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, Associação de Apoio Social de Perafita e Associação Nomeiodonada, que apoiam, respetivamente, 200, 152 e 40 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos, destaca o compromisso sólido do centro comercial com a sustentabilidade e a qualidade de vida da comunidade. Marta Vinhas, diretora da ENTRAJUDA, elogia a parceria que gera valor social e impacto ambiental ao reutilizar roupas em vez de descartá-las. Cátia Santos, Presidente da Assembleia Geral do Let’s Swap, enfatiza a importância da conscientização da comunidade sobre a economia circular e o consumo consciente.
RELACIONADOS: