Já «cheira» a Verão em Leça da Palmeira

Praia de Leça
Partilhe:

Translate

joaquim_monteiroEsta semana o S. Pedro tem sido nosso amigo e tem-nos brindado com temperaturas verdadeiramente de verão. É certo que durante a semana as típicas nortadas leceiras se fizeram sentir e causaram algum desconforto, mas o fim de semana tem sido de um tempo típico de verão.
Os efeitos começam logo a fazer-se sentir. Criam-se filas de trânsito em direção às praias, aumenta a população na marginal – e não me refiro aquela que se limita a passear ou correr -, cresce o número de utilizadores dos bares das praias e das suas esplanadas.

O “centro” de Leça transfere-se de imediato para a marginal e áreas envolventes.

Nem as festas do Senhor de Matosinhos conseguem beliscar o sucesso da chegada do verão a Leça da Palmeira.

É certo que são inúmeras as filas para as festas, que de qualquer lado que se venha para Matosinhos, as filas são «impossíveis», que mal se consegue circular na festa pois são tantas as pessoas. Ainda bem que tal acontece e que começam a sentir-se novos tempos em que os portugueses já conseguem «respirar» da asfixia dos últimos tempos.

É certo que o Rali de Portugal que «está a bater á porta» e já se faz sentir no quotidiano leceiro.

Mas são as praias de Leça o que mais atrai as pessoas nestes tempos. Praias bonitas, com excelentes bares de apoio e que praticam preços acessíveis. O único senão a toda esta beleza é o forte vento que se faz sentir muitas vezes.

Não é por acaso que as praias de Leça têm este carisma e que são como que um polo aglutinador para escritores, poetas, pensadores, estudiosos. Para além das características que já referi, as praias de Leça são como que um estímulo intelectual, alimentam os nossos sonhos mais profundos, fazem-nos pensar e abstrair ao mesmo tempo. Talvez a responsabilidade de tudo isto seja o Porto de Leixões, com o seu vai e vem contínuo de navios, que atraem os nossos olhos e nos obrigam a segui-los até desaparecerem naquela linha do horizonte, aquele local onde o mar e o céu se tocam.

O sucesso das praias de Leça contribui muito para o desenvolvimento económico da freguesia, nomeadamente ao fazer com que os restaurantes estejam cheios.

Por isso mesmo, é importante que a época balnear seja bem planificada, que todos os responsáveis se unam para que as nossas praias continuem lindas e seguras.

Até à próxima semana.
Saudações leceiras

Joaquim Monteiro


Partilhe:

Comentar