Translate
Uma reivindicação há muito efectuada encontra-se agora realizada; o Edifício-Sede da Junta de Freguesia de Matosinhos-Leça encontra-se requalificado e capaz de garantir uma maior qualidade na prestação dos seus serviços aos cidadãos.
A cerimónia de inauguração desta obra de requalificação teve lugar dia 15 de fevereiro, pelas 18h00 e contou, entre várias personalidades, com a participação de Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, Luísa salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Pedro Sousa, Presidente desta União de Freguesias e de D. Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto, que presidiu à bênção do edifício.
No programa desta cerimónia destaque para a realização de um périplo pelas diferentes áreas intervencionadas, sendo evidente a reformulação completa realizada. Nas palavras do Presidente da Junta, “esta obra de requalificação teve como principal linha orientadora a excelência no atendimento ao público e a qualidade de trabalho dos funcionários da autarquia, para tal, foi necessário romper barreiras arquitectonicas e dar espaço à simplicidade do funcionamento.”
Em memória “ao grande impulsionador deste projecto”, Guilherme Pinto, o executivo pretendeu homenagear o ex-autarca, tendo sido atribuído o seu nome ao Salão Nobre. Com a sua assinatura para sempre perpetuada neste espaço, é assim reconhecido todo o seu esforço e mérito na remodelação deste edifício-sede. Nas intervenções realizadas, não faltaram elogios a Guilherme Pinto, que continua a merecer hoje, um carinho especial em Matosinhos.
O Presidente da Junta Pedro Sousa enfatizou o legado do ex-autarca e referiu que depois de muito esforço e empenho finalmente foi conseguida uma obra verdadeiramente transformadora e assim, devolvido um novo à comunidade”. A Presidente da Câmara Municipal Luísa Salgueiro, destacou que “esta é uma forma de materializar a nossa saudade de Guilherme Pinto”.
Eduardo Cabrita mencionou que “a homenagem a Guilherme Pinto aqui feita é de inteira justiça”, sendo “uma referência do Portugal democrático”. Fez ainda referência à necessidade de descentralização das competências e ao facto de as Juntas de Freguesia serem hoje, um importante contacto directo com a população local.
O edifício apresenta-se com uma nova imagem, modernizado, reorganizado, adaptado aos novos desafios, com mais conforto para quem trabalha e para quem recorre aos serviços lá prestados. Desde a construção de casas de banho para o público, adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, à eliminação do “balcão com persiana que separava os cidadãos dos funcionários administrativos“; passando pela criação de uma copa para os trabalhadores, gabinetes condignos para técnicos e autarcas e um verdadeiro “Salão Nobre”.
A cerimónia de inauguração desta obra de requalificação contou também com a presença da Fanfarra dos BV de Leixões, do Agrupamento de Escoteiros 677 (Matosinhos), do Rancho Folclórico Pescadores de Matosinhos e com as actuações dos alunos da Escola de Música Óscar da Silva e a Escola de Dança e Música Alberta Lima.
Comentar