Translate
A Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, apresentou no passado sábado, dia 11 de março, Projeto vencedor da 1.ª Edição do Orçamento Participativo e calendário da 2.ª Edição.
“Juntos Pela Igualdade” foi o projeto vencedor da 1.ª Edição do Orçamento Participativo de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. O projeto promovido pelo Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra (CRPF Lavra), foi o vencedor, entre os quatros finalistas, e tem como objetivo, promover a inclusão social através do desporto.
Os utentes da Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI) e da Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AJJUDE), vão frequentar atividades desportivas de modalidades como futsal, Bóccia, dança e lúdico terapêuticas, e ainda participar em torneios locais e regionais das modalidades. O corpo técnico do CRFP Lavra, dinamizará estas atividades, alocando recursos financeiros e materiais, para a concretização do objetivo do projeto.
Neste dia, foi também apresentado o calendário para a 2.ª Edição do Orçamento Participativo, que iniciará o período de submissão de candidaturas a 1 de abril de 2023.
O Protocolo assinado pela Presidente da Junta de Freguesia, Lurdes Queirós, e o Presidente do CRPF Lavra, Nuno Teixeira, firma o acordo de parceria no âmbito do Orçamento Participativo, para o ano de 2023.
Participar e contribuir para a decisão!
O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo de democracia participada e participativa que permite aos cidadãos e às cidadãs, ter o poder de decisão direta sobre a utilização de dinheiros públicos na promoção e execução das políticas públicas. O Orçamento Participativo da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo visa contribuir para uma participação inclusiva e agregadora dos/as fregueses/as no processo governativo local e garantir a sua participação nas decisões sobre os investimentos efetuados pela Junta de Freguesia, no território mais a norte do concelho de Matosinhos, que represente uma correspondência real entre as verdadeiras necessidades e as naturais aspirações da população. Os eixos de intervenção visão a apresentação de projetos no âmbito da promoção económica, social e ambiental.