Translate
Também de boas notícias se vai fazendo a história desta pandemia provocada pelo novo coronavírus. É o caso do KASTELO, única unidade de cuidados integrados pediátricos em Portugal, sediada em São Mamede de Infesta, que não registou até ao momento nenhum caso de Covid-19.
“Atualmente, nenhum profissional, criança ou família das crianças internas é positivo para o COVID-19, sendo que os resultados dos últimos testes laboratoriais (PCR) foram negativos”, congratula-se Teresa Fraga, diretora técnica do KASTELO.
Isto deve-se ao esforço da direção, dos profissionais e dos pais das crianças do KASTELO que, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), tem um plano de contingência preparado, implementado e mantido em permanente atualização, sempre de acordo com as normas da DGS.
O KASTELO continua a garantir as terapias às crianças que estavam em regime ambulatório e que agora estão em casa devido à pandemia. São crianças que necessitam de reabilitação no domicílio de forma a não comprometer os programas de reabilitação anteriormente definidos. Os terapeutas e enfermeiros executam as terapias e atos de enfermagem com todas as precauções e equipamentos de proteção individuais.
Às famílias das crianças internas, por precaução, foi solicitado desde fevereiro que não efetuassem visitas ao KASTELO, o que foi cumprido.
“Todas as medidas referidas pela DGS, e incluídas no plano de contingência, são cumpridas com rigor, ao mesmo tempo que tentamos manter um ambiente acolhedor e familiar para a criança”, explica Teresa Fraga. “Neste momento as crianças já se habituaram a conviver com o profissional através da máscara e viseira”, conclui.
Durante os últimos meses, ao KASTELO foram doados vários materiais, desde viseiras (de diversas pessoas e empresas, como a Ernesto São Simão, Vera Peroba, Caetano Baviera, Troficolor, Delta Cafés, SOS COVID, Gabriela Coelho e José António, Isabel e Glória – avó e tia de uma criança-utente do KASTELO- Sr. Júlio); máscaras (Luís Morais e alguns anónimos); gel desinfetante (Sanitop e alguns anónimos); álcool gel (Biojam, mecenas do Kastelo); desinfectante de superfícies (Sanitop); cremes hidratantes para os profissionais de saúde (Biojam); e testes serológicos para as crianças, também da Biojam, pelo padrinho desta unidade de cuidados, Carlos Monteiro).
A nível social, o KASTELO recebeu cerca de 20 pedidos de famílias carenciadas ou desempregadas devido à crise, no concelho de Matosinhos, e as quais apoia quinzenalmente.
RELACIONADOS:
Comentar