Leça bem encaminhado para subir à 3.ª LIGA

Gondomar 0-1 Leça FC
Partilhe:

Translate

Gondomar 0-1 Leça FC

O Leça está bem encaminhado para rumar à 3ª Liga, depois de um triunfo muito importante em Gondomar, com a formação leceira a consolidar o primeiro lugar na tabela.

O Leça mais descontraído em campo soube aproveitar a eficácia a seu favor, tendo sido mais objetivo na procura do golo, contra um Gondomar mais pressionante e mais impactante no jogo direto, mas sem efeitos.

Domingos Barros manteve o mesmo onze em relação ao último encontro com o São João de Ver.

O Leça explorava Nelsinho e João Paulo durante os primeiros 45 minutos, aproveitando a qualidade de ambos os protagonistas para atingir a baliza do Gondomar. O Leça apresentava consistência a nível defensivo e ofensivo, procurando sempre jogar de forma tranquila.

O Gondomar apesar de ter tido menos posse de bola foi a equipa que protagonizou os primeiros lances de perigo por Jorge Monteiro, canalizando as jogadas sempre pelos seus pés e Niang.

O Leça com dificuldades em sair com bola, abandonou o jogo apoiado que estava a realizar, para poder explorar Isaac Cissé como um avançado que pudesse ajudar a equipa a subir linhas para chegar ao último terço do adversário.

Na equipa orientada por Américo Soares, Jorge Monteiro soltava a equipa com o seu brio individual e criava iniciativas perigosas. Fabinho e Tiago Gomes pressionavam Guilherme e Teles não lhes permitindo criar jogadas.

Os leceiros começaram a soltar-se mais com Samuel Teles que com a sua qualidade de controlo de bola e visão de jogo, aos 26 esteve perto de inaugurar o marcador. Foi a partir daí que o Leça chegou ao golo decisivo.

Aos 31 minutos, o maestro do meio-campo leceiro Nelsinho teve duplo mérito, primeiro em perceber que Fabinho não estava na melhor posição para receber a bola e em segundo entregar a bola, no momento certo, a Jardel que, com frieza, colocou a bola no fundo da baliza. Sexto golo no campeonato.

Os gondomarenses reagiram de imediato ao golo sofrido e aos 33 minutos Cristiano opôs-se com uma fantástica defesa ao remate, à queima roupa, de Niang, impedindo o Gondomar de empatar a partida. O Gondomar estava a criar um sufoco na linha defensiva leceira que mostrou dificuldades em travar o ímpeto ofensivo nos últimos segundos.

Muita intensidade e muitos duelos mas a bola esteve longe das balizas até ao final da primeira parte.

No reatar da partida, o Gondomar entrou motivado e com as linhas mais subidas, pressionado pelo resultado desfavorável ao intervalo. Apesar de ter tido mais posse de bola, Cristiano só por uma vez teve de intervir, quando aos 62 minutos Álvaro Dias com tudo para marcar falhou à boca da baliza.

O Gondomar estava a praticar o jogo que queria, deixando a linha defensiva do Leça com atenção redobrada, devido ao facto de três dos seus elementos já terem cartão amarelo.

Com as entradas de Varela e Rudy que regressava ao ativo, a meio da segunda parte, o Leça explorava a velocidade e a profundidade como armas para fechar o resultado a seu favor.

Até final, o Leça esteve mais perto de chegar ao segundo golo do que o Gondomar ao empate.

Destaque para José Varela que mais uma vez mexeu com o jogo e aos 81 e 84 minutos esteve muito perto de marcar.

Com a entrada de Henrique, o Leça passava a jogar em 5x3x2, para poder explorar os corredores laterais sempre que contra-atacava.

Rudy Monteiro com uma bola ao poste ao cair do pano quase matava o jogo com o segundo golo do Leça.

O Leça venceu pela primeira vez em Gondomar ao sexto jogo realizado entre ambos no terreno deste, terminando a primeira volta sem qualquer golo sofrido. 

O Leça é primeiro classificado com sete pontos na Série 3. Defronta a Sanjoanense, fora, no próximo domingo, às 17:00 em jogo da quarta jornada. Vencendo este encontro e conjugando-se outros resultados, o Leça tem fortes possibilidades de celebrar a subida de divisão.

Por: Diogo Bernardino


Partilhe: