Translate
Chegados ao final de mais um ano é a altura de fazer um balanço de 2013 e de deixar votos para 2014.
Relativamente a 2013, para Leça da Palmeira, são escassas as obras que ficarão na memória coletiva, já que os nossos governantes, talvez influenciados pela corrente de austeridade -originária de Lisboa, de Bruxelas ou de qualquer outro local – ou resultado apenas da sua incapacidade em encontrar soluções para as necessidades da freguesia, pouco ou nada fizeram em prol da mesma.
Do ano de 2013, a única obra significativa que merece destaque em Leça da Palmeira foi o início das obras de requalificação da Casa de Chá da Boa Nova, com todo o arranjo envolvente.Pena que ainda não estejam concluídas e que não se tenha aproveitado a ocasião para organizar de uma vez toda a zona envolvente. O parque de estacionamento construído é minúsculo, as ruínas do antigo moinho continuam esquecidas, a obra arquitetónica de homenagem a António Nobre passa completamente despercebida, o Bar Azul continua no mesmo sítio, com as mesmas instalações, destoando totalmente dos restantes bares/restaurantes, não se encontrou solução para o esqueleto do «novo» bar da Praia da Senhora.
Ainda em 2013, outro facto significativo foi o resultado das eleições autárquicas. Honra aos vencedores, com maioria absoluta, o que significa que grande parte dos matosinhenses e leceiros se reviram nas propostas apresentadas pelo grupo de independentes. Ou então quiseram castigar os partidos políticos, numa altura em que se chega mesmo a colocar em causa a democracia assente em partidos políticos.
Por isso é com muita expectativa que espero a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2014. Já deveria ter sido aprovado no passado dia 28, mas segundo foi comunicado ao público presente no salão nobre da Junta de Leça da Palmeira, pela Presidente da Mesa da Assembleia, os eleitos não receberam atempadamente os documentos e, por isso, a sessão da Assembleia de Freguesia ficou adiada para o próximo dia 3 de janeiro. São daqueles erros que custam a entender, quando estamos prestes a comemorar 40 anos de democracia.
Quando digo que espero a aprovação do novo Plano de Atividades é apenas porque lá estão contempladas algumas obras que considero pertinentes para Leça da Palmeira. O grupo de independentes que amiúde faz questão de reforçar a estrondosa vitória que obteve e, simultaneamente, destacar a derrota das restantes forças partidárias, não tem qualquer desculpa para não executar as obras necessárias em Leça da Palmeira.
Estamos habituados a que nos Planos de Atividades constem muitas obras que nunca saem do papel. Ainda agora em 2013 aconteceu o mesmo com várias. Obras que mesmo sendo consideradas prioritárias passam de ano para ano. Refiro-me, por exemplo, à repavimentação da rua Óscar da Silva, à colocação de lava-pés e bebedouros nas praias de Leça da Palmeira (e em todas, como nas freguesias limítrofes e não apenas na praia de Leça), ao reforço da iluminação na marginal e na zona histórica de Leça da Palmeira, à revitalização da zona histórica, à dinamização da Quinta da Conceição…
O meu voto é que em 2014 essas promessas e outras que constam no novo Plano que será aprovado deixem de o ser e se tornem realidade.
Até à próxima semana.
Saudações leceiras
Joaquim Monteiro
Comentar