Festival LEV 2024 celebra 50 anos do 25 de Abril com grandes nomes da literatura

Cartaz Literatura em Viagem 2024
Partilhe:

Translate

A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou que o escritor turco Orhan Pamuk, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2006, cancelou a sua participação no encerramento do LeV – Literatura em Viagem, agendado para domingo, por “motivos pessoais e incontornáveis”. A autarquia está a “trabalhar para assegurar a presença do autor tão breve quanto possível”.

A viagem literária de 2024 decorre de 8 a 14 de abril com o embarque de grandes nomes da literatura internacional e nacional.

O festival Literatura em Viagem (LEV) está de regresso a Matosinhos, numa edição especial integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. De 8 a 14 de abril, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o Salão Nobre dos Paços do Concelho e o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery serão palco de encontros literários de excelência.

Com nomes de renome internacional como Orhan Pamuk, Miguel Esteves Cardoso, Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz, o LEV promete uma semana intensa de debates, entrevistas, espetáculos e exposições.

A programação inclui uma vasta lista de escritores, jornalistas e artistas que irão passar pelos diversos espaços do evento. Destaca-se a entrevista a Valter Hugo Mãe, conduzida por Sérgio Almeida, seguida do espetáculo “O que a chama iluminou”, com Afonso Cruz e Mariana Correia, baseado na experiência do autor no Chile durante os protestos de 2019.

No dia 13 de abril, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, será lançado o livro “Guia literário de Matosinhos”, com a participação de Maria Inês Castanheira, Catarina Rocha, Joel Cleto e Fernando Rocha. No último dia do festival, a jornalista Maria João Costa conduzirá entrevistas com Miguel Esteves Cardoso e o escritor turco Orhan Pamuk, Prémio Nobel da Literatura em 2006.

Além dos encontros literários, o LEV apresenta exposições imperdíveis, como “Antes e depois – O poder local em Matosinhos” e “Impressões sobre o 25 de Abril”, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e uma exposição de obras de Vhils e Bordalo II na Galeria Municipal.

O LeV 2024 continua mais LeVzinho

O festival não esquece o público mais jovem, com atividades nas escolas e exposições como “Um olhar infantil sobre o 25 de Abril”, no Espaço Infantil da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

As atividades do LEVzinho estão abertas à participação das escolas, mas sujeitas a inscrição prévia, devido à disponibilidade limitada de lugares.

Para encerrar em grande, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe nos dias 13 e 14 de abril a peça de teatro-dança “Acts of Cod”, que conta a história do Bacalhau sob diferentes perspetivas.

O LEV promete uma semana literária memorável, celebrando a liberdade e a cultura em Matosinhos.



Partilhe: