MAR Shopping apela a donativos para animais de famílias carenciadas e a dádivas de sangue animal

Kikas
Partilhe:

Translate


Como vem sendo hábito, o Dia Mundial do Animal, assinalado a 4 de outubro, não passa em branco no MAR Shopping Matosinhos. Este ano, ajudar as famílias carenciadas e pessoas sem-abrigo a cuidar dos animais que têm a cargo e apelar às dádivas de sangue animal são as causas que o centro comercial abraça e convida todos a aderir, tendo, para tal, se associado à Animalife e ao Banco de Sangue Animal.

 

No próximo fim de semana, a 30 de setembro e 1 de outubro, a Animalife, instituição que combate o abandono de animais de estimação providenciando apoio a famílias carenciadas e pessoas sem-abrigo com animais de estimação, bem como a associações de proteção animal, estará no piso 0 do MAR Shopping Matosinhos, junto ao Hipermercado Jumbo, a angariar ajudas para desenvolver a sua atividade. Só no Grande Porto o Programa de Apoio a Famílias Carenciadas com animais a cargo apoia quase três centenas de animais a cargo de famílias carenciadas, com alimentação, esterilização, vacinação, desparasitação e outros cuidados veterinários.

 

Num espaço, onde não faltarão pinturas faciais para as crianças e alguma animação, a Animalife estará a angariar donativos, aceitando ainda doações de ração, medicamentos, mantas e detergentes.

 

Animais também podem doar sangue

 

Existe desde 2011, mas ainda lida com algum desconhecimento. O Banco de Sangue Animal (BSA) foi criado pelo médico veterinário e diretor clínico Rui Ferreira com a missão de fornecer componentes sanguíneos de qualidade a outros médicos veterinários, como auxílio na sua prática clínica.

 

Em Portugal, há 1.500 animais dadores de sangue, mas a crescente utilização de hemocomponentes para auxílio terapêutico de animais internados em vários hospitais e clínicas veterinárias de todo o país tornam premente a inscrição de novos dadores. Todos os meses, o BSA salva 250 cães e gatos. Para amplificar o conhecimento sobre o laboratório, o MAR Shopping Matosinhos desenvolveu uma ação de informação que estará online na sua página de facebook, onde conta com perto de 102.000 fãs, a partir de 4 de outubro.

 

As vantagens de tornar o nosso companheiro de quatro patas dador de sangue começam obviamente no sentimento de contribuir para salvar uma ou mais vidas. Mas há outras, nomeadamente, agratuitidade em testes anuais a doenças infeciosas, hemograma e painel bioquímico anuais, vacinação anual, desparasitação interna e externa e tipificação de sangue. Além disso, cada animal é submetido a exame físico geral antes de cada dádiva.[su_spacer]

dádivas de sangue animal

[su_spacer]Para que o cão ou gato lá de casa se torne dador,
basta corresponder a alguns critérios
e cumprir algumas obrigações, como:

 

Cão

·Deve ser saudável, calmo e simpático
·Peso superior a 30 Kgs
·Deve ter entre 1 e 8 anos
·Sem doenças infeciosas
·Vacinado e desparasitado
·Não deve tomar medicação
·Sem histórico de doença grave
·Não apresentar sopro cardíaco
·Não deve ter sido submetido a transfusõe

 

Gato

·Deve ser saudável, calmo e simpático
·Peso superior a 3 Kgs
·Deve ter entre 1 e 10 anos
·Viver sempre dentro de casa
·Comer apenas dieta comercial
·Sem doenças infeciosas
·Vacinado e desparasitado
·Sem histórico de doença grave
·Não apresentar sopro cardíaco
·Não deve ter sido submetido a transfusões[su_spacer]

OBRIGAÇÕES

·Disponibilidade para realizar dádivas a cada três meses e para ser contactado em caso de emergência
·Alertar o médico veterinário para quaisquer alterações no estado de saúde do animal
·Garantir uma boa alimentação e ambiente limpo e saudável
·Desparasitar contra parasitas internos a cada 6 meses e contra parasitas externos mensalmente
·Permitir a realização de análises sanguíneas anualmente.

Tal como acontece com os seres humanos, são vários os animais que poderão beneficiar de transfusões de componentes sanguíneos. As situações mais comuns são infeções por parasitas sanguíneos com destruição acelerada dos glóbulos vermelhos; atropelamentos, quedas ou outros traumas; e sangramentos por ingestão de veneno dos ratos.

Mais informações em: www.bsanimal.com


Partilhe:

Comentar