Translate
Iniciativa tem por base um estudo que mostra que 80% dos portugueses recebe presentes que não quer ou nunca usará.
Os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos vão lançar uma original campanha de Re-boxing. Ao contrário do Unboxing, processo de desembrulhar um presente nas redes sociais, esta iniciativa visa dar uma nova vida a todos os presentes que recebemos e nunca iremos usar. Este movimento viverá através da presença nas plataformas online, influenciadores digitais e presença física.
A campanha de Re-Boxing dos centros Ingka Centres tem por origem um estudo internacional realizado em seis países sobre esta temática. De acordo com os resultados de um inquérito realizado a 1.000 Portugueses, 4 em cada 5, ou seja 80%, afirmaram receber presentes de família e amigos que não quer ou nunca usará. Em Portugal os presentes menos usados ou desejados são: roupa (54%), acessórios (46%), produtos de banho e beleza (31%), livros (22%), utensílios de cozinha e para a casa (22%), sapatos e chinelos (19%), brinquedos e jogos para criança (17%), eletrodomésticos (9%) e gadgets e tecnologia (7%).
Quanto ao destino destes presentes 41% devolvem ou trocam por algo do seu interesse, 40% guardam, mas nunca usam, 34% oferecem a outra pessoa e apenas 25% doam a instituições de solidariedade. Este dado parece indiciar que não nos lembramos que os presentes não desejados podem ser bastante úteis a outras pessoas, uma vez que 82% dos inquiridos confessa fazer doações para instituições ou causas durante este período festivo.
Para impulsionar este movimento, o MAR Shopping Algarve, tem um roupeiro solidário junto à Aldeia de Natal, onde os visitantes podem fazer o re-boxing de roupa, acessórios e calçado (em bom estado), “presentes” que serão posteriormente doados às instituições G.A.T.O. (Projeto Housing First), Casa de Acolhimento “Os Miúdos” e EXISTIR (Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas).
MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos recorrerão ainda ao poder de algumas influenciadoras para dinamizar esta iniciativa.
RELACIONADOS: