Mar Shopping “oferece” terapia assistida por cavalos a 28 utentes

Entrega simbólica do Cheque
Partilhe:

Translate
enfrptes

MAR Shopping Matosinhos angariou 13.515 euros para a AEPM-Associação Equiterapêutica de Porto e Matosinhos desenvolver iniciativa de responsabilidade social.


São cada vez mais os estudos e artigos científicos em todo o mundo a apontar os benefícios das terapias assistidas por cavalos em crianças e adultos. O artigo “Horses Helping Children Grow” [em português: Cavalos ajudam crianças a crescer] aponta os benefícios das atividades assistidas por cavalos na diabetes infantil, no desenvolvimento cognitivo das crianças, na aquisição de competências, na autoestima e na ansiedade. Características terapêuticas extremamente importantes em crianças integradas em casas de acolhimento como as que vivem n’ A Casa do Caminho e que usufruirão de terapia assistida por cavalos gratuita semanal ao longo de um ano. Está também provado que as terapias assistidas por cavalos podem ser um tratamento alternativo na saúde mental, com efeitos na socialização e na redução de comportamentos negativos. É este o efeito que se espera em 28 utentes da Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos (AFUA-HML), a maioria dos quais com esquizofrenia, que também beneficiarão de terapia assistida por cavalos semanal por um ano.

Esta iniciativa foi desencadeada pelo MAR Shopping Matosinhos, que promoveu no Natal de 2019 a sua habitual ação de responsabilidade social com o objetivo de angariar donativos para patrocinar terapia assistida por cavalos gratuita a utentes de associações que, de outro modo, não poderiam usufruir deste tipo de terapêutica, a qual poderá ter efeitos muito significativos na sua evolução cognitiva e na sua autoestima. O valor angariado foi de 13.515 euros e resultou da animação infantil “Mundo Mágico”, que incluía uma minipista de gelo e um carrossel, cuja entrada de 1€ revertia para esta causa. Todos os anos, o centro comercial realiza esta ação, no âmbito da sua política de responsabilidade social AMAR, e este foi o valor mais elevado angariado.

terapia assistida por cavalos

Serão 14 as crianças d’ A Casa do Caminho que, todas as semanas, se deslocarão em dois grupos de sete ao picadeiro da AEPM para fazerem terapia assistida por cavalos. Com idades entre os dois e os 11 anos, são crianças com características emocionais, cognitivas e comportamentais para as quais A Casa do Caminho considera que a terapia assistida por cavalos será especialmente positiva.

“É com muita gratidão e alegria que vemos a concretização e o potencial da responsabilidade social. O MAR Shopping Matosinhos promoveu uma iniciativa solidária, à qual o público em geral aderiu generosamente, beneficiando uma associação cujo projeto permite ajudar os utentes de outras instituições. As crianças beneficiam destas sinergias solidárias da comunidade civil, indispensáveis, hoje em dia, à sustentabilidade de organizações como a nossa”, afirma Filipa Marques, da direção d’ A Casa do Caminho.

Com idades entre os 22 e os 64 anos, os utentes da AFUA-HML que irão usufruir desta iniciativa apresentam, na sua maioria, um quadro de psicose esquizofrénica, uma perturbação mental caracterizada por episódios contínuos ou recorrentes de psicose, sendo os sintomas mais comuns alucinações (como ouvir vozes), delírios (convicções falsas) e desorganização do pensamento.

“Sendo esta atividade completa ao trabalhar aspetos motores, cognitivos e emocionais, acreditamos que, por um lado irá proporcionar melhorias a nível motor (mobilidade, equilíbrio, coordenação e outros) e, por outro, melhorias a nível do bem-estar e do seu processo reabilitativo, ao ajudar também a vencer alguns medos e receios através da interação com os animais. Poderá ainda permitir a superação das expectativas sobre as suas capacidades pessoais. Considerando que é uma atividade realizada no centro hípico, um espaço aberto a toda a população, vai também contribuir para se sentirem mais integrados na comunidade”, acredita Joana Figueiras, coordenadora da Unidade Sócio Ocupacional de Matosinhos da AFUA-HML.

MAR Shopping Matosinhos angariou 13.515 euros para a AEPM-Associação Equiterapêutica de Porto e Matosinhos

“O resultado desta iniciativa deixa-nos particularmente felizes. Primeiro, pela grande participação dos nossos visitantes, que permitiu angariar um valor que excedeu em muito as nossas expectativas e que vai possibilitar que o número de pessoas a usufruir de terapia assistida por cavalos seja o dobro do que inicialmente estimávamos. Depois, porque estas são duas populações em que os efeitos positivos da terapia com cavalos estão provados e que, além disso, poderão sair das respetivas instituições e sentirem-se mais integrados na nossa comunidade, objetivo que está sempre adjacente às nossas ações de responsabilidade social”, congratula-se Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

“O objetivo da AEPM é difundir esta forma de intervenção tão nobre e completa, chegando cada vez a mais indivíduos com deficiência ou incapacidade. Isto, apenas é possível com o apoio de projetos tão importantes como o do MAR Shopping Matosinhos, que excedeu em muito as nossas expetativas! Durante um ano iremos melhorar a qualidade de vida dos utentes destas duas instituições e fazer muitos sorrisos a galope”, congratula-se Joana Pereira, da direção da AEPM.

Fundada em março de 2010, a AEPM atua em quatro valências a nível terapêutico – Psicoterapia; Hipoterapia; Equitação Terapêutica e Equitação Desportiva Adaptada, proporcionando uma resposta terapêutica a cerca de 350 crianças, jovens, adultos e seniores, com o objetivo de melhorar as capacidades cognitivas, emocionais e motoras de cada um, através do contacto com os cavalos.

pub


Partilhe:

Comentar