Translate
População voltou a reviver as tradições colocadas em suspenso pela pandemia.
Após ausência forçada devido à pandemia nos últimos dois anos, as Marchas de São João voltaram a animar a quadra dos Santos Populares, na União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. Durante três fins de semana seguidos, os grupos marchantes desfilaram em Santa Cruz do Bispo, Lavra e Perafita, recordando as tradições populares do São João.
Com dezenas de participantes, as marchas populares contaram este ano com 4 grupos: Marcha dos Amigos de Perafita, Marcha da Junqueira, Marcha das Sargaceiras e a Marcha da Viscondessa. O trabalho preparatório do desfile das marchas de São João começa muito antes da quadra festiva, com o grupo a iniciarem os trabalhos praticamente um ano antes.
«A realização das Marchas Populares constitui uma referência cultural importante nas tradições do nosso território. Este ano, com o objetivo de minimizar os prejuízos dos grupos marchantes e incentivar à retoma da organização, foi reforçado o apoio a cada grupo. A Junta de Freguesia investiu cerca de dez mil euros na organização de todo o evento.», referiu Lurdes Queirós, Presidente de Junta.