Translate
Projeto úne autarquia, MAR Shopping Matosinhos e a designer de moda Maria Gambina
O momento não podia ser outro. Quando se realiza uma das festas mais emblemáticas do país, em honra do Senhor de Matosinhos, a presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, esteve hoje, sexta-feira, dia 7 de junho, pelas 16h00, na tenda da Associação Rumo à Vida (em frente ao Sea Porto Hotel) para apresentar um símbolo da cultura local. Chama-se Maria do Mar e nasce das mãos de jovens portadores de deficiência.
É peixeira e foi pensada pela designer de moda Maria Gambina em conjunto com os utentes que frequentam a instituição de solidariedade Rumo à Vida. A sua venda arranca na Festa do Senhor de Matosinhos e, na sua apresentação, marcou presença Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos, que, ao doar 31.200 euros ao projeto, possibilitou o seu desenvolvimento.
Maria do Mar foi pensada pela designer de moda Maria Gambina
O propósito desta iniciativa é, por um lado, dignificar a profissão das peixeiras, mulheres que ajudaram a construir a história de Matosinhos, e, por outro, dar aos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Rumo à Vida as ferramentas para garantirem a sustentabilidade da associação, para muitos, a única alternativa a ficarem em casa por falta de respostas do sistema de ensino e do mercado de trabalho.
Sob a insígnia AMAR, marca da política de responsabilidade social do MAR Shopping Matosinhos, esta foi uma das iniciativas de solidariedade com que o centro comercial comemorou o seu 10º Aniversário, contando com o suporte da Câmara Municipal de Matosinhos. Para implementar a ação, o MAR Shopping Matosinhos doou 31.200 euros à Associação Rumo à Vida. O donativo está a ser aplicado na aquisição e montagem de uma estufa, que permite a produção de cabaças – que são a base das bonecas – ao longo de todo o ano com as condições essenciais ao seu cultivo; na comparticipação de encargos com técnicos afetos ao projeto; e na compra de materiais como tintas, colas, pincéis, produtos de maquilhagem, tecidos, rendas ou linhas. O objetivo é produzir mil bonecas por ano.
No Natal deste ano, entre 23 de novembro e 23 de dezembro, a Rumo à Vida terá um espaço num mercadinho tradicional onde irá vender as Marias do Mar, além de outros produtos manufaturados pelos jovens que frequentam o Centro de Atividades Ocupacionais da Associação.[su_spacer]
[su_spacer]
Comentar