Translate
“Não há nada que pague o contributo que os bombeiros dão à nossa comunidade. Este é mais um exemplo do nosso reconhecimento pelo vosso trabalho”.
As palavras são da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que entregou ontem simbolicamente as primeiras 40 unidades do Cartão Social do Bombeiro.
Trata-se de um instrumento que pretende valorizar a missão dos bombeiros voluntários com a atribuição de vários benefícios sociais.
Destaque para a parceria com a Matosinhos Sport que envolve o apoio a 100% à prática desportiva, no âmbito da preparação física dos operacionais, nas piscinas e pavilhões geridos por aquela empresa municipal.
No total, serão cerca de 260 os operacionais contemplados das quatro corporações/ associações humanitárias de bombeiros do concelho: Leixões, S. Mamede de Infesta, Leça do Balio e Matosinhos- Leça da Palmeira.
O Cartão Social do Bombeiro prevê ainda outros incentivos como o apoio a 100% nas refeições escolares no 1ºciclo do Ensino Básico, a entrada livre nos museus municipais, a oferta de um bilhete na compra de outro em espetáculos organizados pela autarquia, a disponibilização do Gabinete de apoio psicossocial, a isenção de taxa no licenciamento da atividade de guarda noturno, ou a redução de 50% na Taxa de recolha de Resíduos equiparados a domésticos e na Taxa de Resíduos Sólidos Urbanos.
“Estamos a cumprir um compromisso que assumimos no início deste mandato”, frisou Luísa Salgueiro, numa cerimónia que contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do Vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, e dos administradores da Matosinhos Sport, Helena Vaz e Vasco Pinho.
Para o Vereador da Proteção Civil, “este é o início de uma nova etapa”. José Pedro Rodrigues desafiou outras entidades, sobretudo empresas, a aderirem ao Cartão Social do Bombeiro e incluírem outros benefícios para estes operacionais.
Cartão Social do Bombeiro
O Cartão Social do Bombeiro é apenas um dos projetos concretizados pela autarquia na área da Proteção Civil. A implementação da Central de Emergência de Matosinhos, a criação e subsidiação de equipas operacionais de bombeiros nas quatro corporações, a formação especializada e o investimento em equipamentos são alguns dos apoios que a autarquia tem prestado nesta área.
CMM
Comentar