Matosinhos experimenta novo sistema de Bike-Sharing

Biclecta Ceiia
Partilhe:

Translate


A Câmara Municipal de Matosinhos e o CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, apresentaram na tarde do passado sábado, dia 22 de setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e do Living Lab de Matosinhos, o novo sistema de bike-sharing (sistema de bicicletas públicas) que será experimentado no bairro dedicado ao Living Lab.

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues, estiveram na sessão de lançamento, onde, para além da apresentação foi possível a todos os interessados experimentar as bicicletas e o sistema.

A iniciativa, recorde-se, integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade em Matosinhos, iniciado já no dia 16 de setembro, e que tem incluído uma série de iniciativas, designadamente a apresentação do Plano de Mobilidade e Transportes para o concelho, o lançamento de um sistema experimental de iluminação pública inteligente, entre outras, culminando com esta sessão sobre o sistema de bike-sharing.

 

Sistema de bike-sharing

O sistema de bike-sharing entrará em fase de testes já no próximo mês, e arrancará com três estações piloto – uma na zona da Câmara Municipal, outra nas instalações do CEiiA e uma terceira na envolvente do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Os utilizadores deste piloto terão ao seu dispor oito docas por estação, perfazendo um total de 24 docas e 20 bicicletas elétricas. A gestão e monitorização do sistema é efetuada pela plataforma de mobilidade do CEiiA – o mobi.me. Para além da contabilização em tempo real das emissões de CO2 poupadas, o mobi.me irá permitir ainda a gestão da operação em tempo real, a deteção de vandalismo e uso indevido, permitindo também o planeamento de manutenções em função do uso das bicicletas.

A solução de bike-sharing, que poderá no futuro suportar a função bike-parking, será implementada no âmbito do Living Lab de Matosinhos. O município de Matosinhos está a desenvolver, em conjunto com o CEiiA e com outras entidades, um bairro inteligente para o desenvolvimento e experimentação de soluções que potenciem a descarbonização da cidade. Este Laboratório Vivo para a descarbonização foi um dos candidatos ao programa do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente, tendo sido um dos projetos selecionados para financiamento, sendo também financiado pela Câmara de Matosinhos e pelos próprios parceiros.

Bike-Sharing

O CEiiA liderou, com a Câmara de Matosinhos, a candidatura e toda a negociação em tempo recorde com os cerca de 18 parceiros envolvidos no projeto. Entre startups, empresas privadas, empresas de transportes públicos e parceiros institucionais, destacam-se entidades como o Porto de Leixões, Efacec, Metro do Porto, STCP e Universidade do Porto.

Um dos elementos diferenciadores do Living Lab passa pela capacidade de monitorização e avaliação, em tempo real, das emissões de carbono e, logo, dos impactos da atividade deste laboratório vivo na zona de intervenção e na cidade como um todo. Esta capacidade é dada pela parceria com a plataforma de gestão de mobilidade do CEiiA – o mobi.me, já presente em mais de 70 cidades em todo o mundo com 500 mil utilizadores.

mobi.me

CMM


Partilhe:

Comentar