Translate
A meta do LABIC é reduzir a neutralidade carbónica para 85% em 2030
Estão abertas as candidaturas para o Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos, o primeiro do género em Portugal. O objetivo é mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos em áreas como a mobilidade, alimentação, energia e consumo, com vista a reduzir a meta da neutralidade carbónica para 85% já em 2030.
Cidadãos de Matosinhos envolvidos no tecido associativo, empresarial ou da administração local, ou simplesmente interessados em causas coletivas, podem submeter as suas propostas de ação até 27 de março.
As propostas serão trabalhadas em sessões colaborativas nas uniões de freguesia, que decorrerão durante os meses de abril e maio. Uma equipa do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, parceiro científico da iniciativa, mediará estas sessões.
As melhores ideias serão posteriormente experimentadas no terreno através de atividades de baixo custo e impacto rápido e mobilizador durante o mês de junho.
LABIC Climático de Matosinhos
O laboratório tem o objetivo de envolver a comunidade do concelho de
Matosinhos, cidadãos e organizações privadas, para:
•promover a literacia climática, participativa e de política pública
•desenvolver um projeto piloto de um laboratório de cidadania pela mudança
climática
•abranger grupos-alvo e territórios-alvo que visem consolidar coletivamente o
diagnóstico local da realidade da crise ambiental e climática
•identificar ações de resposta local para fazer face aos problemas e
experimentá-las
•compreender o impacto destes esforços junto da comunidade e dos
participantes
As candidaturas podem ser feitas através do formulário disponível online.
Os laboratórios de cidadãos são espaços colaborativos de prototipagem de soluções e de experimentação. Através de medidas de baixo custo e rápida visibilidade, envolvem os cidadãos, a administração e especialistas num trabalho mediado. São promovidos em espaços abertos, inclusivos e descentralizados, permitindo a escuta de necessidades e anseios coletivos, o encontro de saberes e competências e a experimentação de novas formas de conceber projetos.
Paralelamente a esta convocatória de ideias, serão desenvolvidas duas assembleias climáticas dirigidas a crianças e jovens do concelho. Estas assembleias envolverão escolas, associações de pais, associações juvenis e equipas municipais relacionadas com a temática.
O Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos é uma iniciativa inovadora que visa mobilizar a comunidade para a ação climática. A participação dos cidadãos é fundamental para o sucesso desta iniciativa.