Matosinhos vai receber mais 5 linhas de transporte público

Autocarros Maré
Partilhe:

Translate

É o mais importante reforço da rede de transporte público rodoviário em Matosinhos nos últimos 30 anos.


São mais 105 kms de rede, mais 140 pontos de embarque e desembarque, mais 1300 kms por dia de operação de transporte público e as novas linhas vão suprir dificuldades nas zonas mais carenciadas do concelho.

A operação destas linhas estava prevista para final de 2021 mas o seu início foi antecipado para multiplicar opções de transporte público nos tempos de pandemia.

As novas linhas incidem sobretudo no norte do concelho, ligando Angeiras à rede de Metro em Vilar do Pinheiro e ao Mar Shopping. Outra linha vai ligar a zona da Agudela, em Lavra, à rede de Metro no Aeroporto do Porto.

É uma resposta importante às carências de transporte público que se fazem sentir no norte do concelho há muitos anos. E vai prestar um importante serviço às populações.

Outra das novas linhas vai ligar Leça da Palmeira (Exponor) à Estação de Metro na Senhora da Hora, um serviço rápido que vai permitir acesso eficaz de quem vive e trabalha em Leça da Palmeira ao tronco central da rede de Metro, ligando a parques de estacionamento – Exponor, Manhufe, Barranha – para um uso combinado de transporte público e pessoal.
Por fim, uma das novas linhas atravessa o centro do concelho ligando o Metro no Aeroporto do Porto ao Metro em Ramalde passando pelo Lugar das Carvalhas e por muitos outros locais que já não tinham autocarros há muitos anos.

Para acompanhar este crescimento de linhas, a operadora de transportes públicos de Matosinhos — a ViaMove, através da operacionalização da rede Maré — vai ter de adquirir “pelo menos mais 15” autocarros, segundo José Pedro Rodrigues vereador da Mobilidade e Transportes.

O Município de Matosinhos está a trabalhar para que estas linhas vejam a luz do dia em Novembro.


Partilhe:

Comentar