Translate
A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, será o local da cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024 (PNRU) no dia 15 de maio.
Estamos a apenas dois dias de conhecer os finalistas e vencedores nas 10 categorias do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). No total, 80 projetos de reabilitação urbana de todo o país, incluindo as ilhas, estão a concurso, abrangendo 23 municípios. Os projetos estão localizados em diversas cidades, desde Albufeira a Viseu, passando por Lisboa e Porto, entre outras. No total, foram intervencionados mais de 200 mil metros quadrados de área, com obras concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023.
Na edição de 2024, serão premiadas as melhores intervenções de reabilitação urbana em 10 categorias, incluindo: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e Melhor intervenção com área inferior a 1.000 m².
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024
Os vencedores serão escolhidos por um júri composto por profissionais de renome, incluindo o engenheiro Manuel Reis Campos, o arquiteto José Manuel Pedreirinho, a economista Ana Paula Delgado, o arquiteto Carlos Prata e o professor Manuel Duarte Pinheiro. O júri do PNRU conta com o apoio técnico e científico de várias entidades independentes, incluindo o Instituto para a Construção Sustentável e a ADENE – Agência para a Energia.
Este ano, estreia-se o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção, com o apoio do arquiteto Eduardo Souto de Moura, que irá premiar profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício, como carpinteiros, canteiros, pedreiros, estucadores, entre outros.
Edifício da Casa da Arquitectura: vencedor do PNRU em 2018
O edifício da Casa da Arquitectura, vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2018 na categoria de Impacto Social, será o palco da cerimónia de entrega de prémios. Este local emblemático em Matosinhos simboliza a importância da reabilitação urbana na preservação do património e na revitalização das cidades.
Com 12 edições consecutivas, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana consolidou-se como uma referência no panorama nacional. Mais do que um concurso, o PNRU promove a partilha de boas práticas, o reconhecimento do mérito e a consciencialização para a importância da reabilitação urbana no desenvolvimento sustentável das cidades.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é organizado pela Vida Imobiliária e conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, através da Direção Geral do Património Cultural. A iniciativa beneficia ainda do apoio da Secil e de um conjunto de empresas de referência no setor, como a Schmitt + Sohn Elevadores, Savills, Saint-Gobain, Victoria Seguros, Revigrés, Sanitana e BOSCH.