Translate
O Grupo Municipal do PAN – Pessoas-Animais-Natureza viu ontem aprovada, em Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Matosinhos, a recomendação que desafia o Executivo Municipal a estabelecer como praia pet-friendly uma (ou parte de uma) das praias do município, criando regras e condições para o seu funcionamento. Votos contra do PSD e de 2 deputados do Grupo António Parada, Sim!.
Vivemos numa sociedade que cada vez mais se preocupa com o bem-estar animal, com 56% dos lares portugueses a terem, pelo menos, um animal de companhia.
Praia Pet-Friendly
“Há a necessidade crescente de criação de espaços próprios para recreio, atividades e interação entre animais e suas famílias, que contribuem não só para o bem-estar dos animais mas também das respetivas famílias. Em Matosinhos, já se iniciou uma rede de parques caninos, entendemos que falta agora contemplar os Matosinhenses com uma praia Pet-Friendly, seguindo o bom exemplo de Oeiras que, também por proposta do PAN, inaugurou a sua no último fim-de-semana, respondendo à vontade das pessoas que pretendem fazer-se sempre acompanhar pela família completa nas suas saídas” – argumenta Albano Lemos Pires, eleito pelo PAN na Assembleia Municipal de Matosinhos.
Uma Praia Pet-Friendly permite a permanência de pessoas acompanhadas por animais domésticos, com as devidas regras e condições de higiene, como sinalética, área limitada do espaço para a permanência de pessoas acompanhadas por animais de companhia, com bebedouros e dispensadores de sacos para dejetos caninos.
Por mim parece-me bem e não tenho nada contra, acho apenas que as pessoas deveriam colocar a trela nos animais quando andam em espaços públicos, talvez assim tivessem mais dificuldade em “ignorar” os presentes que os seus animais vão deixando pelo caminho. Já me aconteceu chamar a atenção e a coisa ficou feia pois fui tratado como sendo eu o prevaricador.
Que boa notícia. Muitos Parabéns pela iniciativa PAN e Município de Matosinhos. Ficamos a aguardar mais informações acerca da praia que será pet friendly.
Também seria igualmente interessante ter ruas e passeios people friendly, para não termos de sistematicamente estar a olhar para o chão, enquanto caminhamos. Numa gincana pouco higiênica! Grata desde já pela compreensão.
E se o animal de companhia for uma iguana,uma serpente,crocodilo,uma vaca,um porco,um cavalo, etc. Para onde se levam a banhos?
Que discriminação é esta?
Será constitucional?