Matosinhos vai ter uma Broadway com marca Siza Vieira

Broadway de Matosinhos
Partilhe:

Translate


[h2]Inauguração da Broadway marca comemoração do 25 de Abril em Matosinhos[/h2]

Chama-se Broadway à via que atravessa perpendicularmente o traçado retilíneo das ruas de Manhattan, em Nova Iorque. Traduzido à letra, Broadway significa algo como “rua larga”. Matosinhos assinalará no sábado, 23 de abril, pelas 11 horas, os 40 anos do poder local democrático e o 42º aniversário da rua larga para a liberdade aberta pela revolução de 25 de abril de 1974 com a inauguração da sua Broadway: um caminho pedonal que atravessa perpendicularmente o traçado regular da zona de Matosinhos-Sul, aproveitando o antigo canal ferroviário que apoiou a construção dos molhes do Porto de Leixões.

 

Estabelecendo um percurso entre a Praia de Matosinhos e as imediações da Estrada de Circunvalação, a Broadway de Matosinhos tem a sua concretização prevista desde que o arquiteto Álvaro Siza Vieira delineou o Plano de Reconversão de Matosinhos-Sul. O desenho agora executado, da autoria da arquiteta municipal Luísa Valente, implicou um investimento de cerca de 200 mil euros e pretende impulsionar a requalificação urbana da área atravessada pelo percurso, que permite articular as relações entre a cidade, o Parque da Cidade do Porto e a frente de mar.

[h2]Programa de comemoração do 25 de Abril em Matosinhos[/h2]

A inauguração da Broadway, que será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, contará com a atuação da banda Fanfarra Kaustica e pretende constituir-se como o primeiro momento festivo do programa de comemoração do 25 de Abril em Matosinhos (que arranca na noite de sexta-feira, pelas 21h30, com um concerto de Jaime Mota, Margarida Reis e Job Tomé no Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Nery).

 

Para o dia 24 o programa tem previsto uma edição especial do programa “Põe-te a Mexer”, marcada as 10h30, na marginal de Matosinhos. À noite, pelas 22 horas, será inaugurada a exposição “Liberdade com humor, sempre”, no átrio dos paços do concelho, seguindo-se, pelas 22h30, no salão nobre, um concerto de Janita Salomé. À meia-noite, e como vem sendo hábito, haverá fogo-de-artifício. Para o dia 25 está prevista a cerimónia solene, marcada para as 10h30, e, à tarde, uma animação musical no Parque Basílio Teles.

 

Durante a sessão solene, que decorrerá no salão nobre dos paços do concelho, a Câmara Municipal de Matosinhos distinguirá com a Medalha de Mérito Dourada do município José Manuel Dias da Fonseca, Guilherme Vilaverde, António Nogueira da Silva, Ricardo Fonseca, José Pedro Matos Fernandes, Américo Aguiar, Ana Paula Vitorino, Valdemar Madureira e Carlos Pimenta Machado.


Partilhe:

Comentar