Translate
Promover a inclusão das populações residentes nos núcleos habitacionais do território de Matosinhos é o principal objetivo do projeto de intervenção comunitária – Mural(iz)arte. O projeto surgiu pela primeira vez em maio de 2018 e desde então tem colorido os vários Conjuntos Habitacionais do concelho, envolvendo moradores e outras entidades locais, pertencentes à Rede Social de M atosinhos.
Projeto Moral(iz)arte
Para a produção dos murais, os moradores e os restantes voluntários participam em sessões preparatórias que procuram desenvolver competências sociais, nomeadamente o trabalho em grupo e comunitário, a liderança, o trabalho comunitário e as competências artísticas.
«Para mitigar as diferenças sociais que por vezes surgem, devido à própria morfologia do território, é necessário ir ao encontro das comunidades e promover o contacto entre as populações. Pensando nisso, decidimos levar este projeto para os núcleos habitacionais e os resultados são positivos. A comunidade está presente e quer participar», refere Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.
No âmbito da Comissão Social de Freguesia, decorreu na Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões mais uma ação deste projeto comunitário. São parceiros nesta ação a Câmara Municipal de Matosinhos e a União das Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões.
Comentar