Metade da Exponor vendida a grupo belga

Exponor Leça
Partilhe:

Translate


A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai vender até final do ano metade do capital da Exponor ao grupo belga Artexis Easyfairs, nos termos de um memorando de entendimento já assinado entre as partes, foi hoje anunciado.

Num comunicado conjunto, a AEP e a Artexis Easyfairs adiantam que o memorando de entendimento “prevê a participação,  no capital social da Exponor Fiporto — Feira Internacional do Porto, empresa detida integralmente pela AEP e que opera sob a marca Exponor, após a conclusão do processo de ‘due diligence’, que se iniciará de imediato, e da celebração de um acordo com os proprietários do recinto da Exponor”.

O negócio, cujo valor não foi revelado, foi trabalhado ao longo de “vários meses” e deverá ser formalizado “ainda este ano”, acrescenta o comunicado.

Segundo as partes, o acordo visa a “dinamização e expansão da atividade da Exponor na área das feiras e congressos”, abrangendo a gestão do parque de exposições de Leça da Palmeira, em Matosinhos, e do seu portefólio de eventos”.

“A longo prazo, esta parceria vai permitir à Exponor posicionar-se como um dos mais requisitados espaços no setor MICE (‘Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions’) em Portugal”, lê-se no comunicado.

Com a concretização desta parceria, Portugal passará a ser o terceiro país onde o grupo Artexis Easyfairs — apresentado como “um dos líderes europeus na organização de eventos e na gestão de parques de exposições” – gere este tipo de infraestruturas, além da Bélgica e da Suécia, onde é responsável por oito espaços para exposições e centros de congressos.

Com 435 colaboradores, a Artexis Easyfairs diz organizar atualmente 125 eventos em 16 países (Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega, Polónia, Singapura, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido) e no exercício de 2015/2016 prevê resultados positivos de 115 milhões de euros.

Quanto à AEP, considera que através deste acordo vai “incrementar o portefólio” da Exponor, de que foi promotora há 28 anos, o que permite abrir novas “perspetivas de futuro à associação, às empresas portuguesas e à economia da região Norte”.

Para o presidente do Conselho de Administração da Artexis Easyfairs, Eric Everard, a parceria com a AEP “tem potencial para desenvolver e alargar as atividades da Exponor e dinamizar a economia local”, sendo que, em linha com o objetivo do grupo de se tornar no “maior organizador de feiras da Península Ibérica”, através da filial de Madrid está já a organizar na Exponor duas feiras que integram o seu portefólio – a Empack e a Logistics — agendadas para quarta e quinta-feira.

in NM


Partilhe:

Comentar