Município de Matosinhos apoia 242 famílias em 2019

Município de Matosinhos apoia 242 famílias em 2019
Partilhe:

A Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit têm desenvolvido uma política de habitação que visa colmatar as necessidades habitacionais no concelho.


Partilhe:
Partilhe:

Translate

Nesse âmbito, e ao longo de 2019, a MatosinhosHabit apoiou 97 famílias através da atribuição de habitação social tendo em conta a especificidade de cada uma. Conforme explica Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, «o nosso objetivo primordial é procurar garantir o direito à habitação, ajudando as famílias matosinhenses que precisam de uma habitação digna e apropriada tendo em conta o seu agregado familiar. Ao longo do ano procuramos otimizar a gestão habitacional com o objetivo de procurar responder da melhor forma às necessidades habitacionais do concelho. O mais importante é, sem dúvida, devolvermos a dignidade habitacional a quem mais precisa e a quem está mais vulnerável. As 97 famílias que apoiamos são prova disso mesmo.» 

A MatosinhosHabit e a Câmara Municipal de Matosinhos têm apostado cada vez mais numa política de intervenção que tem permitido o acesso a habitação por parte de famílias carenciadas ou que vivam em condições indignas, prestando um serviço público de qualidade e proporcionando uma resposta social eficaz.

Ainda no âmbito das políticas habitacionais, foram aprovadas 145 novas candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA), elevando o número de famílias apoiadas para 707, o que representou um investimento anual de 887 545 mil euros por parte do município. Nos últimos dez anos, o PMAA apoiou um total cumulativo de 6182 famílias, num investimento, por parte da autarquia de, aproximadamente, 7,5 milhões de euros. Este programa tem como objetivo apoiar indivíduos que revelem dificuldade no pagamento dos seus arrendamentos privados, potenciando assim a reorganização e capacitação socioeconómicas da família no seu dia-a-dia, evitando o seu despejo.

Apostando num novo ciclo de gestão habitacional e numa intervenção alargada no parque habitacional de Matosinhos, de onde se destacam ações de reabilitação do edificado e envolvente, a MatosinhosHabit redimensionará a política social da empresa, potenciando a exclusão dos ciclos de vulnerabilidade associados às famílias do concelho. Assim, definiu para 2020 quatro importantes eixos de ação, como salienta o seu administrador: «No próximo ano o nosso foco de atuação incidirá na promoção e qualificação da habitação; no trabalho das envolventes sociais, promovendo ambientes inclusivos e saudáveis; no incentivo e desenvolvimento do trabalho colaborativo inter e intra institucionais; e no garante de uma gestão adequada à prestação de um serviço público.»


Partilhe:

Comentar