Translate
No próximo dia 18 de maio (sábado) celebra-se o Dia Internacional dos Museus e o Museu do Carro Eléctrico, no Porto, tem previsto um conjunto de iniciativas como forma de assinalar essa data festiva.
Além de estar aberto entre as 10 horas e, excecionalmente, as 23 horas, o acesso ao espaço museológico será gratuito e os visitantes poderão participar na oficina criativa “Passe Universal” e nas visitas orientadas “Milagre Invisível”, “Olhó Pica!” e “Linha Noturna”, a última com viagem de carro elétrico.
O programa de celebração do Dia Internacional dos Museus inicia-se às 10 horas com a visita orientada “Milagre Invisível”. Esta terá a duração de uma hora, e convida os participantes a conhecerem a história da primeira viagem inaugural do carro elétrico na cidade do Porto, que se destaca por ser a primeira viagem da Península Ibérica, criando-se um momento único para conhecer a antiga central termoelétrica, o coração que bombeava eletricidade para toda a rede.
A visita orientada “Olhó Pica!” terá lugar da parte da tarde, entre as 15h00 e as 16h00, e levará o público a conhecer as fascinantes histórias por trás dos cobradores dos carros elétricos, popularmente conhecidos por “picas”. Das fardas aos alicates, dos bilhetes às coimas, haverá tanto para contar, relembrando uma das figuras mais icónicas deste transporte publico.
Das 16h00 às 18h00, a oficina “Passe Universal” conduzirá os participantes no desafio da criação de um passe universal, que daria acesso aos recantos dos jardins e parques de diversões, permissão de entrada nos museus e estádios, como forma de descobrir novos destinos nos autocarros, bem como nos aviões. Um passe mágico que até poderia abrir um portal imaginário, levando famílias e grupo de amigos a construírem memórias infinitas.
O dia termina com a visita orientada “Linha Noturna”, na qual o público poderá desfrutar de uma visita noturna ao Museu e de uma viagem de carro elétrico num ambiente encantador e inesquecível, enquanto mergulha no quotidiano das expressões relacionadas com os elétricos. Uma experiência única e emocionante que, a par do programa desta data no Museu do Carro Eléctrico, reforçará a importância dos museus na promoção de aprendizagens através da vivência de experiências e construção de memórias.
Dia Internacional dos Museus
Programa:
10h00 – 11h00: Visita Orientada “Milagre Invisível” – > Inscrição aqui
15h00 – 16h00: Visita Orientada “Olhó Pica!” -> Inscrição aqui
16h00 – 18h00: Oficina “Passe Universal” -> Acesso livre
21h00 – 23h00: Visita Orientada “Linha Noturna” -> Inscrição aqui
Na loja do Museu, além da fantástica oferta habitual, estará disponível, para venda, uma caderneta de cromos produzida pelo Museu do Carro Eléctrico, em conjunto com o Museu da Carris e o Museu Nacional Ferroviário. Esta caderneta tem o custo de 8,00€ e cada saqueta de cromos custa 1,00€.
Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu do Carro Eléctrico é uma das instituições participantes na 1ª Semana de Museologia, organizada pelo Mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto no dia 15 de maio, através da promoção de uma visita orientada e integração numa mesa-redonda:
Com esta mostra, o Museu do Carro Eléctrico tem como objetivo reforçar a sua presença ativa junto da comunidade, bem como dos visitantes. Tem o poder de fazer relembrar e identificar as diferenças dos transportes do “hoje” dos transportes de outrora, aqueles que fizeram parte do dia a dia de muitos. Assim como de evidenciar o que antes era trabalho e agora é entretenimento.
O Museu do Carro Eléctrico tem, ao longo da sua história, procurado ser o laboratório de novas experiências. Experiências que se vivem dentro da sua exposição, num espaço outrora industrial (antiga Central Termoelétrica de Massarelos) e que agora é um local de lazer, de conhecimento e fruição.
E com esta premissa, o Museu do Carro Eléctrico responde aos objetivos definidos pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus de 2022. O tema, de acordo com o ICOM – Conselho Internacional de Museus, é “O Poder dos Museus“ que pretende explorar o potencial dos museus, de modo a produzir mudanças positivas nas suas comunidades.
O Museu do Carro Eléctrico localiza-se na marginal do Rio Douro, mais concretamente, na Alameda Basílio Teles, nº 51, no Porto, sendo uma montra privilegiada dos elétricos do Porto, um dos ex-libris da cidade Invicta.
Sobre o Museu do Carro Eléctrico
O Museu do Carro Eléctrico foi fundado no ano de 1992 com o objetivo de preservar e divulgar uma vasta coleção de carros elétricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial.
O Museu do Carro Eléctrico proporciona aos seus públicos a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.
O Museu do Carro Eléctrico localiza-se no edifício da antiga Central Termoelétrica de Massarelos, pertença da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto. Saiba mais em: http://www.museudocarroelectrico.pt