Translate
Parece que o bom tempo chegou para ficar. Finalmente o bom tempo, aquele que permite «trabalhar para o bronze», no que aos fanáticos da praia respeita, brindou-nos com a sua presença. Esta semana tive a oportunidade de correr de manhã na marginal de Leça e, entre as 8 e as 9 da manhã, eram já dezenas as pessoas que estavam na praia. Confesso que o próprio tempo convidava mais a uma ida à praia do que a uma corrida, mas como não sou adepto do estar deitado ao sol, sempre prefiro soar a correr.
Já por variadas ocasiões escrevi sobre as praias de Leça, as suas belezas naturais, as suas histórias e os ilustres que as frequentaram. Mas Leça da Palmeira também se destaca pela qualidade dos bares de apoio ás praias. Por vezes oiço pessoas a desconfiar dos equipamentos de apoio às praias sobretudo pela sua aparência. Como na sua quase totalidade são novas, com formas modernas, dão a sensação de que o consumo será caro, o que não acontece. A relação preço/qualidade é muito boa.
Esta semana até os golfinhos decidiram aparecer nas praias de Leça e projetarem-nas para os jornais e para as redes sociais. Muitas foram as pessoas que tiveram a sorte de estar no sítio certo no momento certo e observaram o «acontecimento». Depois, muitos foram os que partilharam nas redes socias aqueles momentos em que os golfinhos brindaram os banhistas e os transeuntes da marginal com o seu «bailado».
O próprio vento, com as famosas nortadas, não tem sido muito forte o que leva a que tenha ouvido «queixas» de utentes da praia que não ouvia há muito, como é o facto de não conseguirem estar muito tempo deitados ao sol devido ao calor.
Mas como tenho escrito, Leça não é só praia. Leça também é campo, desporto, cultura, festa.
Por falar em cultura, não posso deixar de referir que este mês teremos as Festas de Sant`Ana e o FESTARTE.
FESTARTE: de 29 de julho a 7 de agosto, em Leça
Relativamente ao FESTARTE, que decorrerá entre 29 de julho e 7 de agosto, usando as palavras do grupo organizador – o Rancho típico da Amorosa – é muito mais que um simples festival de folclore, é um evento que nos permite “viajar pelo mundo e descobrir a alma dos diferentes países que nos visitam através das cores, movimentos, sabores e saberes.” Através das músicas, das danças, do artesanato e da gastronomia poderemos conhecer melhor a Turquia, o Chile, a Lituânia, o Togo, a Croácia e a Colômbia. Isto sem esquecer os outros grupos portugueses, de diferentes zonas do nosso país, Covilhã, Guimarães, Camacha (Madeira) e baixo Mondego.
Festas de Sant`Ana: GNR são cabeça de cartaz
Relativamente às Festas de Sant`Ana, este ano teremos uma atuação «de peso». No dia 29 de julho, no parque Eng.º Fernando Pinto de Oliveira, os GNR atuarão para o público leceiro.
Os GNR (Grupo Novo Rock) são uma das bandas do denominado «boom do rock português» e que ainda se mantém no ativo. Têm já 35 anos de vida e uma carreira cheia de sucessos. O vocalista do grupo, Rui Reininho, é talvez o que mais diz às gentes leceiras devido à sua ligação à nossa freguesia. De todas as músicas da banda destaco, Dunas.
Museu da Quinta de Santiago com o seu programa cultural tão eclético
Ainda no âmbito cultural tenho de destacar o Museu da Quinta de Santiago com o seu programa cultural. É de louvar um museu que consegue ter um programa tão eclético, com atividades destinadas às diferentes idades (da infância aos 100) e aos diferentes gostos. Neste museu tanto é possível assistir a uma atividade mais erudita, para gostos bem definidos, como a uma outra popular, de cariz mais abrangente.
Há uns tempos escrevi que Leça está na moda o ano todo, que Leça tem sempre algo para nos surpreender independentemente do tempo. Mas no verão tem mais.
Até à próxima semana.
Saudações leceiras
Joaquim Monteiro
[…] domingo em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para a hora legal de Verão, como é habitual no último fim de semana de […]