O boom do chá: A bebida que levou à criação de academias de estudo

chá
Partilhe:

Translate

O chá é uma bebida originária da China e é hoje em dia, uma bebida popular também na cultura indiana e inglesa. Para além do seu sabor incrível, o chá tem uma vasta gama de benefícios para a saúde, e é por isso que tantas pessoas o incluem na sua dieta regular.

Não surpreendentemente, o chá é a segunda bebida mais popular do mundo depois da água, e estima-se que mais de 6 biliões de xícaras de chá são consumidas todos os dias.

De acordo com alguns estudos de mercado, a indústria do chá está em constante expansão, dadas as suas valiosas propriedades medicinais e o encanto de seus múltiplos sabores. Em termos de quilos per capita consumidos, sabe-se que os países que mais chá bebem são, por ordem, a Turquia, Irlanda, Grã-Bretanha, Rússia, Marrocos, Nova Zelândia, Egito, Polônia e Japão. Os maiores produtores são a China, Índia, Quênia, Sri Lanka, Vietnã, Turquia e Irã.

Tal é o boom do chá que muitas pessoas não só passaram a bebê-lo, mas também embarcaram no estudo do chá, dando origem a academias como El Club del Té (O Clube do Chá). Esta Tea Academy convida os seus alunos a descobrir o potencial do chá, a sua história, a sua riqueza cultural e o seu legado.

Porque é que o chá é tão bom?

Os chás são uma fonte de vitaminas, minerais e fibras, com grande poder antioxidante. O consumo moderado de chá ajuda a proteger o sistema imunológico e retarda o processo de envelhecimento.

É também sabido que, como não contém calorias, o chá é um grande aliado nas dietas para a perda de peso. Isto deve-se ao seu efeito saciante, que diminui a vontade de comer um petisco entre as refeições. Como existem diferentes tipos e sabores de chá, é difícil ficar cansado de beber esta bebida.

Muito mais que isso, o chá é também altamente recomendado após refeições fartas e para pessoas com complicações digestivas, uma vez que facilita as funções estomacais. A este respeito, é melhor consumir chá quente, o que ajuda a reduzir a inflamação.

Além de ser bom para a saúde gastrointestinal, o chá ajuda a relaxar a mente, uma vez que contém aminoácidos e minerais essenciais que reduzem a sensação de stress. Em épocas de exame, por exemplo, é recomendado aos estudantes “alimentar” os seus cérebros, devido ao elevado gasto de magnésio, potássio, ferro, zinco e cálcio neste período.

Em um nível cultural, o chá é um motivo de reunião e envolvimento social, tal como promovido pela hora do chá inglesa. Todos os procedimentos cerimoniais construídos em torno do chá são considerados tesouros patrimoniais, transmitidos de geração em geração.

O chá, portanto, não é apenas uma bebida com propriedades saciantes e medicinais, mas transmite também um forte sentimento sócio-cultural, o que apoia e promove o seu consumo.

Então, o que há para saber sobre o chá?

Neste momento, deve-se falar que o chá é um produto altamente rentável e globalmente consumido. Atualmente, a sua indústria está em pleno crescimento, uma vez que o seu volume de vendas e produção está aumentando exponencialmente a um nível intercontinental.

Como resultado disso, cada vez mais surgem espaços para o estudo do chá que permitem uma profunda familiarização com as suas características, procedimentos e legados culturais.

Falamos então de uma bebida milenar com uma extensa história e cujo poder consegue unir culturas dentro da tendência globalizante que estamos vivendo, graças ao desenvolvimento tecnológico.

É de esperar que o chá continue a ser a segunda bebida mais consumida durante muito tempo e que seu valor sócio-cultural se torne cada vez mais relevante.



Partilhe: