Translate
Finalmente chegou o bom tempo. As temperaturas já são agradáveis e convidam a uma visita à praia. Mesmo quem não gosta de praia não pode resistir a um passeio à beira mar, nem que seja só para afastar de vez as imagens do inverno rigoroso que tivemos este ano. Só é pena a nortada que persiste em aparecer diariamente.
No entanto, estando a menos de um mês do início da época balnear há alguns aspetos que preocupam os leceiros.
Começo pela reconstrução dos passadiços que foram destruídos pelo mau tempo no inverno passado. Passaram-se meses e, apesar das promessas da Câmara Municipal de Matosinhos e da Junta de Freguesia, ainda não se vislumbra qualquer obra. Nós, leceiros, sabemos que é necessário lançar concursos públicos e que vivemos numa época de austeridade, mas não fomos nós que fizemos as promessas. Numa altura em que aumenta significativamente os utilizadores dos passadiços para corrida e caminhada não se compreende como nada foi feito até agora.
Em segundo lugar posso referir a instalação de bebedouros e lava-pés nas praias de Leça.Constavam do plano de atividades da Junta de Freguesia para 2013 e já vamos quase a meio de 2014 e nada de vê. São uma obra mais que necessária e há muito reivindicada pelos leceiros, mas que não parece prioritária para o nosso executivo da Junta. É pena que assim seja, pois os bebedouros não servem só os utilizadores das praias. São de grande utilidade, igualmente, para as centenas de pessoas que diariamente percorrem a marginal a correr ou a caminhar.
Uma outra preocupação é a Praia da Senhora. Continua reduzida a metade pelo esqueleto da estrutura de apoio à praia e nada se faz quanto à resolução deste problema. Se é para concluir, faça-se; se é para retirar, proceda-se ao seu desmantelamento. Assim é que não pode ficar. O incómodo torna-se ainda maior quando vemos o arranjo paisagístico efetuado na zona da casa de chá, mas torna-se insuportável quando vemos que a Praia da Senhora – Boa Nova é uma das contempladas com uma bandeira azul.
A questão das bandeiras azuis é outra preocupação para os leceiros. A Câmara Municipal de Matosinhos passa o ano a elogiar a qualidade das águas, a vangloriar-se pela cobertura praticamente total da rede de saneamento no concelho, prometeu e anunciou obras de milhões para a ETAR de Leça e quando chega à hora da verdade, a praia de Leça da Palmeira perde a bandeira azul.Talvez o Presidente da Câmara venha, uma vez mais, a terreiro afirmar que a culpa não é de Matosinhos mas das Câmaras circundantes que não fazem o seu trabalho.
Outras obras poderia aqui referir, como as obras no salão paroquial e nas capelas…
O curioso é que todas estas obras foram anunciadas como prementes e com financiamento garantido. Por isso mesmo, torna-se mais estranho para nós, simples leceiros, entender porque não se fazem.
Até à próxima semana.
Saudações leceiras
Joaquim Monteiro
Comentar