Open House Porto 2020 adiada para julho de 2021

Open House Porto 2020 regressa a 4 e 5 de julho e tem como novidade a inclusão da cidade da Maia

Taberna do Pedro

Partilhe:

Translate


A 6.ª edição do Open House Porto, que estava prevista para julho, nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia, foi adiada para 2021, devido à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado, 29 de abril.

“Atendendo às restrições impostas pela pandemia, a Casa da Arquitetura (CA) e os Municípios parceiros decidiram reagendar para 2021, a 6.ª edição do Open House Porto, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização”, lê-se em comunicado enviado à Lusa pela CA.

Originalmente o evento que junta quatro cidades, e pela primeira vez a Maia, estava marcado para 04 e 05 de julho, passando agora para 03 e 04 de julho de 2021.


Na sua 6ª edição, o Open House Porto (OHP) dá as boas vindas à cidade da Maia, que assim se junta a Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia para a grande festa anual da arquitetura organizada pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários.

Depois do enorme sucesso da última edição, a mais visitada de sempre, que mobilizou 37 578 visitas aos 70 espaços que abriram portas gratuitamente em Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, o 6º Open House Porto (OHP) já tem data marcada e traz como grande novidade a integração do município da Maia.

Open House Porto 2020 regressa a 4 e 5 de julho e tem como novidade a inclusão da cidade da Maia

Organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, com a parceria estratégica das Câmaras Municipais da Maia, Matosinhos (CMM), Porto (CMP) e Vila Nova de Gaia (CMVNG), o Open House Porto pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano.

O Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, congratula-se com a estreia da Maia, “onde existe muito boa arquitetura” e que é contínua ao demais território. O presidente da autarquia, António Silva Tiago, refere: “Estamos entusiasmados por, pela primeira vez, a Maia integrar o Open House Porto. Houve o interesse mútuo do Município e da Casa da Arquitectura e desta conjugação de vontades surgiu a oportunidade. Agora fica a curiosidade de saber quais os edifícios que serão escolhidos pelos curadores, na certeza de que um território tão eclético como a Maia, em que os solares convivem com as mais modernas empresas, trará valor ao Open House Porto.”

Para Nuno Sampaio “esta edição do Open House Porto reflete o crescimento exponencial do interesse do evento, alargando-se a uma nova cidade, expandindo o número de espaços disponíveis para visitas e abrangendo novas experiências de contacto com a arquitetura”.

Cartaz Open House Porto

Voluntários precisam-se

Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários.

A organização procura pessoas a partir dos 16 anos com interesse pela arquitetura, pelo património construído e pela história das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e V. N. Gaia com vontade de comunicar em público e dar a conhecer a melhor arquitetura destas quatro cidades. Contam com a disponibilidade para oferecer pelo menos quatro ou mais horas durante o fim de semana. Em contrapartida, oferece uma experiência marcada pelo convívio, a descoberta, o trabalho em equipa e a amizade.

O formulário para a candidatura está disponível na página oficial do evento em www.openhouseporto.com ou diretamente AQUI.

O Open House Porto encontra-se atualmente à procura de novos parceiros e apoios para aquele que é um dos mais populares eventos de arquitetura do mundo.

Open House Porto Voluntários

SOBRE O OPEN HOUSE

O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 40 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.

COMO FUNCIONA O OPEN HOUSE PORTO

O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim de semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas. A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação. O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas. Em cada espaço serão entregues o guia e o mapa do Open House Porto.


Partilhe: