Translate
Orquestra Jazz de Matosinhos é finalista na categoria de “Melhor Arranjo” com a música “Linha de Passe”
A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) está nomeada para a 25ª edição dos Grammy Latinos na categoria de “Melhor Arranjo”, com a música “Linha de Passe”, cuja orquestração foi realizada pelo músico brasileiro Nailor Proveta. Esta música integra o álbum “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses”, lançado pela OJM em março de 2024 em Portugal e no Brasil pela editora Biscoito Fino.
Pedro Guedes, diretor da OJM, declarou à agência Lusa: “É com enorme orgulho que vemos o desempenho da OJM ser reconhecido nesta lista de tão grande prestígio“. Guedes explicou que o álbum é resultado de um concerto realizado em 2018, a convite da Casa da Arquitetura, durante a inauguração da exposição “+Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira”. O concerto foi curado pelo conceituado musicólogo brasileiro Zuza Homem de Mello, que também selecionou os arranjadores dos temas interpretados.
O concerto inspirou a OJM a gravar o álbum cerca de um ano e meio depois, não só para celebrar a colaboração musical entre músicos portugueses e brasileiros, mas também para homenagear Zuza Homem de Mello, que faleceu em 2020. O disco celebra a rica tradição da música brasileira com interpretações únicas e arranjos que cruzam fronteiras culturais.
A nomeação para os Grammy Latinos é mais um reconhecimento da crescente influência da OJM no panorama internacional do jazz, elevando o nome de Matosinhos e de Portugal na cena musical global. O álbum “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses” inclui, além de “Linha de Passe”, vários temas emblemáticos que refletem a colaboração estreita entre artistas dos dois países.