Os preços das casas e das rendas subiram na UE nos últimos anos

preços das casas
Partilhe:

Translate

Os preços das casas na União Europeia subiram muito mais do que o custo de arrendamento na última década, de acordo com um estudo sobre tendências imobiliárias a longo prazo.


A investigação da Comissão Europeia mostra que tanto as rendas como os preços das casas na UE têm aumentado de forma constante. Mas o custo da compra de uma casa subiu 45%, enquanto as rendas subiram em média 17%.

O mercado mudou quando o preço da casa própria começou a subir muito mais rapidamente do que o custo do arrendamento. Esta tendência tem continuado desde então, e o fosso tem aumentado significativamente nos últimos quatro anos.

Aumentos globais dos preços das casas.

Os preços também subiram fora da Europa, apesar do facto de grande parte da economia mundial estar em crise no primeiro ano após a COVID-19. Os preços das casas subiram em 2022 em três quartos na maioria dos países.

E as pesquisas de habitação em linha atingiram níveis recorde em muitos países, como Portugal e a Espanha.

O que está o Fórum Económico Mundial a fazer para apoiar o futuro dos bens imóveis?

Na Alemanha, onde o aluguer é tradicionalmente popular, as pessoas têm gostado de ser proprietárias. Estavam fartos de arrendar… Agora, pelo menos, muitas pessoas estão a pagar uma hipoteca e vão acabar com um bem real… O seu valor já aumentou.

Há algum abrandamento no preço da casa?

Como o controlo da COVID-19 sobre as economias europeias já diminuiu, as rendas e os preços das casas continuaram a aumentar no primeiro trimestre de 2022, com um aumento anual significativo, de acordo com os números da Comissão Europeia.

Poderá o boom habitacional aparentemente invencível da Europa chegar ao fim?

Perante o aumento das taxas de juro e a pior crise de custo de vida de uma geração, alguns especialistas acreditam que é possível um abrandamento.

O Banco Central Europeu (BCE) avisou em Maio que os preços das casas poderiam começar a descer se as taxas hipotecárias subissem mais depressa do que a inflação.

As taxas de juro influenciam o valor da propriedade porque ditam quanto se tem de pagar para pedir dinheiro emprestado. As baixas taxas de juro tendem a aumentar a procura de imóveis, fazendo subir os preços, enquanto as taxas de juro elevadas tendem a fazer o contrário.

Venda de imóveis a preços exagerados e conclusões gerais.

Os recentes aumentos significam que a casa média na zona euro é sobrevalorizada em grandes percentagens em alguns países, de acordo com as estimativas do BCE baseadas na relação entre os preços das casas e os rendimentos.

A Comissão Europeia diz que os custos de habitação subiram em 24 dos 27 estados membros desde 2010.

Em conclusão, temos de estar preparados para estas mudanças. Os economistas recomendam o arrendamento na sua maioria, mas depende do aumento dos preços que também é um bom negócio no futuro para comprar uma casa.



Partilhe: