Translate
Maria, em homenagem a todas as mulheres. Do Mar, porque é uma peixeira de Matosinhos e este é um símbolo de que a cidade muito se orgulha. A Maria do Mar, uma boneca nascida da criatividade de Maria Gambina e das mãos dos utentes que frequentam a instituição particular de solidariedade social (IPSS) Rumo à Vida, com o apoio do MAR Shopping Matosinhos, vai estar à venda durante o mercado de Natal deste centro comercial.
Natal é sempre a época perfeita para apoiar causas nobres e, quando tal acontece através da compra de presentes com um significado especial, o espírito natalício ganha ainda maior dimensão e simbolismo.
Rumo à Vida integrou mais oito utentes no seu Centro de Atividades Ocupacionais para dar resposta à procura.
É este o objetivo da Maria do Mar, uma boneca criada a partir de uma cabaça, que ganha forma através do trabalho 100% manual de jovens portadores de deficiência da Rumo à Vida. Moderna, esta Maria do Mar adquire um estilo urbano graças à inspiração da designer Maria Gambina.
Durante um mês, entre 23 de novembro e 23 de dezembro, no piso 0, vai ser possível apoiar a Rumo à Vida através da aquisição das bonecas, disponíveis em três tamanhos e com os preços de 25, 30 e 35 euros. Além da vertente solidária, a Maria do Mar incorpora também uma componente ecológica, uma vez que a sua roupa é feita de tecidos reaproveitados.
O projeto, financiado pelo MAR Shopping Matosinhos no âmbito da sua política de responsabilidade social, AMAR quem mais precisa, e apoiado pela Câmara Municipal de Matosinhos, homenageia as peixeiras de Matosinhos, mas visa também dotar os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Rumo à Vida de ferramentas para garantirem a sustentabilidade da associação, para muitos, a única alternativa a ficarem em casa por falta de respostas do sistema de ensino e do mercado de trabalho.
Recorde-se que o MAR Shopping Matosinhos doou, há cerca de um ano, 31.200 euros à Associação Rumo à Vida, donativo que foi aplicado na aquisição e montagem de uma estufa para a produção de cabaças ao longo de todo o ano e com as condições essenciais ao seu cultivo. Este valor foi igualmente usado na comparticipação de encargos com técnicos afetos ao projeto e na compra de materiais como tintas, colas, pincéis, produtos de maquilhagem, tecidos, rendas ou linhas.
Graças ao projeto, a Rumo à Vida viu a Segurança Social abrir mais oito vagas no seu Centro de Atividades Ocupacionais, permitindo-lhe dar apoio a tantos outros utentes a aguardar numa longa lista de espera.
Em junho deste ano as bonecas estiveram à venda durante as festas do Senhor de Matosinhos e agora, em plena época natalícia, as peixeiras solidárias regressam para tornar mais alegre o Natal de quem recebe um presente tão especial e para contribuir para que os utentes da Associação Rumo à Vida possam continuar a ocupar o seu tempo de uma forma criativa.
Comentar