Translate
O plano de Governo +Aula +Sucesso faz parte da iniciativa que tem como foco reduzir a falta de interrupção no ano letivo. Entre as diferentes pesquisas, constataram-se que o maior problema para os atrasos no calendário escolar é a falta de professores. Mesmo que medidas tenham sido tomadas, veem-se poucas mudanças reais.
Isto acontece porque a questão é demasiado complexa e envolve muitas esferas e factores. Mais difícil do que isto, não há nenhuma alternativa para solucionar este problema a curto prazo. Todas as soluções partem de resoluções a serem colhidas de médio prazo em diante, a começar por uma maior oferta de bolsas para novos docentes.
Essa nova iniciativa aplica-se em um contexto bem mais amplo. Atualmente, o mercado Rheinmetall ações tem sido relacionado com a educação. Isso demonstra um maior interesse na procura e formação de profissionais capacitados além da educação tradicional.
De acordo com o plano +Aula +Sucesso, estabelece-se o objetivo de reduzir o fim dos períodos prolongados sem aulas. Para isto, o foco é elevar o número de horas de professores disponíveis e otimizar a gestão a partir da automação ou realocação de recursos.
Quando implementadas, as medidas devem impactar positivamente na educação de Portugal, num amplo sentido. Contudo, em especial, espera-se corrigir a falta de professores e pôr fim aos intervalos durante os anos letivos.
Governo vai pagar até 2.500 bolsas anuais a estudantes de licenciaturas e mestrados em Educação Básica
O Governo português anunciou uma importante medida para impulsionar o programa +Aula +Sucesso, com a chegada de 2.500 bolsas anuais a estudantes de licenciaturas e mestrados com foco na Educação Básica. Esta nova decisão prevê uma série de mudanças. As mais relevantes são as seguintes:
- Pagamento integral das propinas para estudantes de licenciatura;
- Bolsa parcial para estudantes de mestrado;
- Pagamento retroativo ao início do ano letivo;
- Benefício de até 2 mil estudantes de licenciatura e 500 de mestrado anualmente.
Até o final da década, a escassez de professores em Portugal deve aumentar consideravelmente por causa das aposentações de docentes. Desta forma, a formação de novos educadores é algo inestimável para que o ano letivo ocorra sem surpresa nos próximos anos, a proteger toda a rede e o compromisso com a educação.
Como participar do programa +Aula +Sucesso
A participação prevê dois requisitos bem simples. Cabe ao interessado se comprometer a ser docente do estado por 3 anos após a conclusão do curso, além de contribuir para a estabilidade do sistema nacional de educação. As restantes exigências são:
- Estar matriculado em cursos de licenciatura ou mestrado em Educação Básica;
- Não possuir dívidas fiscais ou contributivas;
- No caso de mestrandos, ter uma nota de admissão igual ou superior a 14 valores.
Todo o interessado deve consultar o portal da sua instituição de ensino superior e fazer a candidatura, se disponível. Vale a pena reforçar que a continuidade da bolsa exige 90% de aproveitamento no plano curricular. Caso contrário, o benefício é interrompido automaticamente.