Translate
Portugal voltou a brilhar nos “Óscares” do Turismo, trazendo 31 galardões de Berlim, na 31.ª edição europeia dos World Travel Awards.
Destacando-se para um vasto número de turistas mundiais, o nosso país apresenta destinos urbanos, culturais e naturais de grande destaque, sendo de destacar que Leça da Palmeira (a par com outros destinos como a Nazaré ou a Ericeira) é um destino muito apreciado, por exemplo, para os surfistas que procuram as melhores condições de ondulação.
Com estruturas de alojamento diversificadas e grupos relevantes no sector da hotelaria dominam o contexto nacional, permitindo a comodidade e a proximidade dos principais pontos de interesse.
Ainda que a estadia seja uma parte importante do turismo no nosso país, este não foi o único ponto onde Portugal se destacou na entrega dos World Travel Awards. Conheça algumas das categorias nas quais o nosso país se evidenciou.
Hotéis e resorts mereceram destaque
A estadia em Portugal foi amplamente destacada na entrega de prémios dos World Travel Awards, o que não nos espanta quando consideramos que várias cadeias de renomes permitem aos viajantes repousar em espaços bem localizados e cómodos como B&B Hotel Lisboa, nas proximidades do aeroporto e com acessos privilegiados para os principais pontos de interesse e para os transportes nacionais.
No universo hoteleiro os hotéis foram destacados pelo seu design, gestão, ofertas desportivas, comodidades de livestyle e ainda elogiados pelas suas suites, vinhos e ofertas de luxo e de negócios.
Estes galardões foram atribuídos a vários hotéis e redes nacionais, o que contribui para demonstrar a diversidade e abrangência das ofertas nacionais.
Destinos portugueses elogiados nos World Travel Awards
Como seria de esperar, Lisboa manteve um lugar de destaque aos olhos da Europa no que respeita ao turismo, sendo considerado o melhor destino urbano europeu. Ainda assim, foi o Porto, aqui tão perto, que trouxe o galardão de principal destino metropolitano à beira-mar, enquanto que a minhota cidade de Braga conquistou a medalha de principal destino turístico emergente.
Além destes galardões atribuídos aos destinos continentais, as ilhas portuguesas também mereceram elogios, com a Madeira a destacar-se como o melhor destino insular da Europa e os Açores a merecerem o galardão de principal destino para turismo de aventura. Porto Santo foi ainda considerado o melhor destino de praia europeu.
Locais em destaque na entrega de prémios
Mais do que destinos, os prémios dos World Travel Awards destacaram atrações nacionais de grande relevo.
O Dark Sky Alqueva mereceu dois prémios, conquistando o Prémio Europeu de Turismo Responsável e sendo considerado a principal atração turística europeia, com a sua oferta de astronomia, onde está garantida a melhor observação do céu, proveniente de acordos com os municípios sobre a redução da poluição luminosa na região.
Os Passadiços do Paiva e os Passadiços do Mondego também foram destacados, respetivamente como principal atração turística de aventura e projeto líder de desenvolvimento do turismo europeu.
Vale a pena recordar que estes galardões são atribuídos num momento em que o turismo nacional se apresenta em crescimento. Na verdade, 2023 foi um ano histórico no que diz respeito ao arrecadamento de receitas por parte do setor, que alcançou mais 25 mil milhões de euros, um crescimento na ordem dos 37 % relativamente a 2019. O interesse internacional, nomeadamente por parte dos estadunidenses, foi uma das razões apontadas para o sucesso, agora consolidado pelas premiações nos “Óscares” do turismo.