Translate
No canto da Europa, com um lugar de eleição para o atlântico, Portugal cimenta-se como um dos pontos de maior interesse empresarial do continente e do mundo.
Com uma população de cerca de 11 milhões de habitantes, destinos turísticos de excelência, história e cultura ímpares, assim como uma força motora ao nível negocial, o país apresenta-se ao mundo como uma porta de referência em qualquer setor.
Do turismo à tecnologia, passando pela medicina, Portugal é dos países com mais expressão ao nível de recursos, fazendo com que seja procurado por muitas empresas para o próximo passo de expansão.
Além disso, o povo português é conhecido pela sua hospitalidade e ajuda ao próximo.
Nesse sentido, mas virado para um contexto empresarial e de investimento, vejamos os motivos pelos quais o nosso Portugal é considerado um dos mercados prediletos para começar um novo caminho.
Um Portugal europeu
O facto de pertencer à União Europeia já atrai “qualquer” empresa fora do espaço económico europeu, o que só por si já é um bom cartão de visita.
Facilita a integração em termos de leis e normas europeias, acesso a fundos europeus e até mesmo parcerias com outros países membros.
Outro grande destaque deste ponto é o facto de Portugal garantir condições e acessos legais com menos custos e, em certo ponto, mais atrativos em diversas áreas.
Um mercado com e de sucesso
Atendo às características do mercado nacional, Portugal consegue resultados em muitas áreas que rivalizam em setores cruciais do setor empresarial.
Por exemplo, é um país com seis startups conhecidas como “unicórnios”. Sword Health, Farfetch, Outsystems, Feedzai, Talkdesk e Remote, empresas com origem portuguesa, desde a sua criação já valem cerca de 38,5 mil milhões de dólares. Um facto que deixa os mercados espantados devido às características do país.
Estas empresas vão em contraciclo e estabeleceram-se como as principais na sua área de atuação. Seja no retalho online, caso da Farfetch, ou medicina tecnológica como a Sword Health.
Além disso, todo o país está em constante evolução, com a transição digital a ser presença pelos municípios, de forma a tornar mais competitivas as autarquias locais, dando-lhes mais possibilidades de atração de investimento.
Capacidade laboral e talento
Em Portugal, encontrar trabalhadores talentosos é fácil. Por exemplo, as universidades portuguesas têm registado a maior taxa de matrículas nos últimos anos e têm impulsionado diversos setores de negócio, especialmente a ciência, tecnologia e a gestão.
Com uma vontade muito característica e resiliente, os portugueses são conhecidos pela sua capacidade de aprendizagem e desejo de crescimento profissional.
Condições de investimento e acordos governamentais
Para último, os motivos legais e burocráticos. Devidos aos acordos com o estado, tal como já referido, Portugal apresenta condições bastante favoráveis aos mercadores externos, o que facilita sem dúvida a entrada de empresas no mercado.
Além disso, as boas relações internacionais potenciam sempre acordos de cooperação para as empresas terem acesso a condições exclusivas.
Com efeito, após estes motivos e razões pelo qual Portugal é um excelente mercado para se investir ou expandir, seguem-se alguns exemplos de grandes marcas internacionais presentes no mercado português.
Poker online
Corria o ano de 2016 quando a operadora e plataforma especializada, PokerStars, abriu as hostes, como a primeira marca de poker a entrar no mercado português. Graças aos acordos legais e a campanhas de consciencialização, a marca conseguiu a primeira licença para a modalidade no mundo do poker online em Portugal.
Desde então, muitas outras operadoras seguiram-se e tornam o mercado um dos mais competitivos da Europa.
Plataformas de streaming
Outra das marcas que confia no mercado português para expansão do seu negócio é a Netflix. A marca já está presente em Portugal desde 2015, com uma plataforma totalmente em português e dedicada aos conteúdos nacionais, adaptando-se ao mercado e escolhas dos utilizadores.
Mercado financeiro
No setor financeiro, um dos grandes destaques vai para o Revolut, que desde 2021 já conta com um banco oficial em Portugal.
No entanto, ainda antes desta entrada, já fazia parte da vida de muitos portugueses devido ao seu cartão de compras e vendas.
Turismo
Um dos setores mais fortes em Portugal. Além de cadeias de hotéis nacionais, o país também tem empresas internacionais nos seus destinos turísticos.
Um dos destaques é o grupo Marriott, com uma oferta exclusiva e adaptada ao mercado nacional, com hotéis 5 estrelas preparados para uma experiência turística de primeira. Em março de 2022 foi anunciado um investimento em três novos hotéis em solo português.
Em suma, após estes argumentos e exemplos de sucesso, não há dúvida que o mercado nacional faz parte de qualquer equação e atração de investimento. Com características únicas, oportunidades por explorar, Portugal é um caso sério para grandes empresas e marcas internacionais.