Primeira rota de arte urbana de Portugal nasce em Matosinhos

Rota de Arte Urbana
Partilhe:

Translate


Matosinhos vai ter a primeira rota de arte urbana (street art) de Portugal.

 

O cardápio de obras será apresentado esta quarta-feira, dia 7, e conta com referências como Mr. Dheo, Pariz One ou ARM Collective.

As obras que fazem parte deste roteiro, muitas delas podem mesmo ser já apreciadas pelas ruas da cidade, serão apresentadas no Centro Comercial Lionsesa e pretendem “ficar no mapa internacional da arte urbana”. Além de artistas portugueses, participam estrelas internacionais, como o espanhol Pantone ou o francês Katre.

Entretanto, a Câmara de Matosinhos, promotora desta inovadora rota, anunciou que novos trabalhos irão nascer no Hotel Amadeos, no Bairro da Biquinha e na fábrica Lionesa. As criações são da responsabilidade, respetivamente, de Mr. Dheo, ARM Collective e de Pantone.

Trata-se da finalização do projeto de arte urbana ‘Up There’, integrada na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, que Matosinhos acolhe.

 

Rota de arte urbana de Matosinhos – Projeto ‘Up There’

 

“O projeto ‘Up There’ apostou em alargar a arte urbana a dois bairros sociais da cidade (Carcavelos e Biquinha), que passam a contar com obras concebidas pelo francês Katre e pelo ARM Collective. Para além de requalificarem o espaço urbano, promovendo a integração daquelas urbanizações no tecido urbano e na rota de arte urbana de Matosinhos”, explicou a autarquia.

O município considera que “os murais de graffiti constituem um gesto de democratização da arte, contribuindo também para a dinamização e diversificação turística da cidade”.

 


Partilhe:

Comentar