Translate
Senhor de Matosinhos: de 12 de maio a 11 de junho
» Concerto de José Cid – 1 de Junho
» Concerto de Jimmy P – 2 de Junho
» Fogo de artifício do Senhor de Matosinhos – 3 de Junho
» Procissão do Senhor de Matosinhos – 4 de junho
» Feriado Municipal – 6 de junho
» Eucaristia solene da festa – 6 de junho
Os anos e os séculos passam – e a romaria do Senhor de Matosinhos não pára de crescer. O programa das Festas da Cidade de Matosinhos arrancou no dia 12 de maio, para um mês inteiro de animação que ficará marcado pelos concertos de José Cid e Jimmy P. no jardim da Biblioteca Florbela Espanca e, claro, pelo grandioso espetáculo pirotécnico agendado para o dia maior da festa, sábado, 3 de junho.
O monumental fogo-de-artifício do Senhor de Matosinhos contaria este ano com grandes novidades: pela primeira vez em Portugal, o espetáculo iria incluir quatro drones que largariam uma torrente de fogo prateado, somando-se aos restantes efeitos pirotécnicos para produzir um momento único e inesquecível, porém a PSP não autorizou a utilização dos drones por não existir ainda enquadramento legal. O fogo-de-artifício mantém-se, todavia sem drones…

As novidades não ficam por aqui: as tradicionais iluminações da romaria vão beneficiar da tecnologia LED, produzindo uma decoração noturna em constante movimento e mutação, a qual, este ano, será alargada ao espaço fronteiro dos paços do concelho e à Rua Alfredo Cunha, onde haverá também uma nova entrada para a área das diversões mecânicas.

Com um orçamento de 250 mil euros, as Festas da Cidade de Matosinhos contam com um programa diversificado e que dá resposta aos gostos mais variados, passando pelo fado e pelas tunas, pelo folclore e pela música popular, pelo hip-hop e pelo rock clássico, entre outros. Não faltarão também a feira de artesanato e a secular Feira da Louça, os comes-e-bebes e as diversões, as tardes dançantes e o espetáculo do Fogo de Bonecos, único em Portugal, regressando este ano a tradição do encontro de coros.

Até ao fim-de-semana maior da festa, agendados para os dias 1, 2, 3 e 4 de junho, a animação será contínua e em crescendo. Já esta sexta-feira, pelas 16 horas, o programa do Senhor de Matosinhos cruza-se com o programa do festival Dias da Dança: a escadaria da Casa do Design, na Rua Alfredo Cunha, recebe “À Lagardère”, coreografia de Isabel Barros para a música de Vítor Rua. No dia seguinte, às 19 horas, será a vez de a Biblioteca Municipal Florbela Espanca receber a estreia da performance sonora“Efígie/Choros Landscape”, de Flávio Rodrigues.

O sempre aguardado concerto de José Cid está marcado para as 22 horas de 1 de junho, seguindo-se, no dia 2, os ritmos mais urbanos de Jimmy P., ambos no Jardim da Biblioteca Municipal Florbela Espanca (junto à Câmara).

No feriado municipal, 6 de junho, haverá a eucaristia solene da festa, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. António Azevedo. A tradicional procissão do Senhor de Matosinhos está marcada para domingo, 4 de junho, pelas 16 horas.[su_spacer]
Qual comentário Rita Noronha? Aqui nenhum comentário é apagado!
Que engraçado
Aqui apagam comentários dos leitores
Lol
Que engraçado
Aqui apagam comentários
Lol
Porquê o palco enfiado numa zona residencial, com música aos berros pela noite dentro. Som completamente desajustado. Uns selvagens!
Numa festa em crescendo, como diz o anúncio?!
Quase rebentaram com os vidros. Tenho a louça e os armários a tremer em casa. Vergonhoso.
Nunca mais acabam os insultos aos que trabalham. Começou com a Queima das Fitas, agora o Sr Matosinhos. Não se pode descansar à noite. Que tristes.
Estamos em pré-campanha, não é?
E lamentável que não respeitem a festa da Senhora da Hora ao darem inicio à de Matosinhos em simultâneo. O que estão a fazer é querer acabar com uma tradição. Há pessoas (políticos, autarcas,etc.) que cobardemente querem aniquilar as festas da Nossa Senhora da Hora, é uma VERGONHA.