Translate
As cores, os sons, o artesanato e a gastronomia de 6 países de Mundo estarão em destaque, a partir da próxima sexta-feira, no XVIII Festarte (Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos). A organização está a cargo do Rancho Típico da Amorosa.
Na edição de 2015 participam os grupos:
– Sentido Sur – Companhia de Arte Uruguai (Uruguai);
– Formacion Artirtica Cacica Dulima / Colima – Colômbia;
– Folk Ensemble Shalon Israel / Ashdod – Israel;
– Folklore Ensamble Trnafcan / Trnava – Eslováquia;
– Agrupacion Folkorica Duwaruk – Luz das Candilejas – Costa Rica;
– Dance Ensemble Kryzhachok Bielorrusso State University – Bielorrússia
Na sexta-feira, pelas 18 horas, haverá a cerimónia dos hinos e o hastear das bandeiras dos países participantes. A cerimónia terá lugar no Parque Engº Fernando Pinto de Oliveira, junto à igreja paroquial de Leça da Palmeira.
A manhã de sábado será preenchida com o Encontro Internacional de Etnografia de Folclore que terá lugar no Auditório Hermano da Rocha Gomes / Henriqueta Rocha Gomes localizado na sede do Rancho Típico da Amorosa.
À noite os grupos estrangeiros participarão no Moreira Folkfest 2015. Trata-se de uma iniciativa do Grupo Regional de Moreira da Maia que terá lugar nas instalações da Escola Básica e Secundária Vieira de Carvalho a partir das 21h30.
No domingo dia 26 realiza-se o Festival Internacional de Leça da Palmeira. O programa inicia-se às 10h30 com uma missa na igreja matriz, seguindo-se o desfile etnográfico (14h30), recepção na Junta de Freguesia de Leça da Palmeira (15h00) e início do festival (15h30).
Além do organizador e dos grupos estrangeiros, participam o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros (Arrimal/Porto de Mós), o Grupo Etnográfico Renascer Areosa (Viana do Castelo), o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego de Santo Varão (Montemor-o-Velho) e o Rancho Folclórico e Etnográfico da Ponte da Barca.
À noite, pelas 22 horas, nas instalações da Escola Secundária da Boa Nova, haverá um baile folk que serve de ponto de partida para os ateliers de dança.
No dia 27, segunda-feira, a partir das 10:30, os grupos estrangeiros farão animação pelas ruas de Matosinhos, seguindo-se às 12 horas, a recepção oficial na Câmara Municipal de Matosinhos.
À noite, no Centro Paroquial de Santa Cruz do Bispo, haverá a actuação do grupo de Bielorússia e do Uruguai. Já a animação da feira de artesanato estará a cargo da Costa Rica.
Portoimprensa
Comentar