Jovens são desafiados a projetar Base Lunar em Matosinhos no Dia Internacional da Lua

André Dias - Diretor da área do Espaço - CEiiA
Partilhe:

Translate

Celebração do “International Moon Day – IMD” na 5ª Edição do SLISustainable Living Innovators


No próximo sábado (27 julho), Dia Internacional da Lua, 26 jovens participantes do programa SLI – Sustainable Living Innovators vão enfrentar o desafio de desenhar uma base lunar. Esta data celebra as conquistas da corrida espacial e sensibiliza para a importância da exploração espacial e o regresso à Lua. Iniciada pelas Nações Unidas com o apoio da Lockheed Martin, esta celebração global ocorre anualmente a 20 de julho, comemorando a missão Apollo 11 que, em 1969, levou o primeiro humano, Neil Armstrong, a pisar a Lua.

O evento “IMD 2024 Portugal” insere-se na 5ª edição do SLI – Sustainable Living Innovators, dirigido a estudantes do ensino secundário e universitário. As atividades incluem um workshop de Ferramentas de Desenho 3D, a conceção e criação de uma Base Lunar e uma sessão de apresentações e feedback com especialistas. O SLI destaca a exploração espacial como um meio de melhorar a vida na Terra, promovendo a sustentabilidade, a inovação tecnológica e a colaboração científica, e procurando envolver o público, especialmente as novas gerações, nos benefícios das atividades espaciais.

SLI – Sustainable Living Innovators

Em celebração do Dia Internacional da Lua e com a previsão de uma presença humana constante na Lua num futuro próximo, o SLI desafiará os jovens inovadores a projetar uma base lunar, desenvolver tecnologias para apoiar astronautas ou criar novas naves espaciais para transportar humanos entre a Terra e a Lua.

Jovens no Programa SLI – Sustainable Living Innovators

O CEiiA desempenha um papel fundamental na transformação do ecossistema espacial em Portugal. Nesta década, a humanidade planeia regressar à Lua através do programa internacional Artemis, com o objetivo de estabelecer uma presença contínua. Este sucesso pode impulsionar ainda mais a ciência, a colaboração internacional e a economia espacial, tornando possível a exploração interplanetária.

Emir Sirage, Diretor da Agenda NewSpace Portugal, afirma: “Estamos a preparar os astronautas do futuro, que irão explorar a Lua e o Espaço. Celebramos esta ambição de uma presença humana constante na Lua, desafiando 30 jovens brilhantes a desenhar uma futura Base Lunar, usando ferramentas de Desenho 3D.

O próximo objetivo da Humanidade é Marte

Cinquenta e cinco anos após a primeira alunagem, o próximo objetivo da Humanidade é Marte. A missão Artemis, liderada pelos EUA e em colaboração com 39 países e empresas privadas, visa usar a Lua como ponto de partida para Marte. A SpaceX está a desenvolver o Starship, um lançador que tornará esta missão possível.

O regresso à Lua pretende transformá-la numa estação de serviço para missões a Marte. Artemis 2 será a primeira missão tripulada, incluindo uma mulher e a primeira pessoa de cor, segundo a NASA.

Investimentos no setor espacial estão a crescer globalmente, representando oportunidades para o desenvolvimento económico, tecnológico e comercial. Ter uma presença constante na Lua poderá criar uma economia lunar que, em 20 anos, valerá 1,8 bilhões de dólares.

Sobre o Programa SLI – Sustainable Living Innovators

O Programa SLI, promovido pelo CEiiA, é uma formação avançada para jovens a partir do 10º ano, focada na valorização do conhecimento e tecnologia para a sustentabilidade do Planeta. A 5ª edição do SLI conta com 26 participantes, 14 do ensino secundário e 12 do ensino superior, de seis universidades.

Nas próximos quatro semanas, estes jovens trabalharão com profissionais do CEiiA e especialistas nacionais e internacionais do setor espacial. A missão inclui usar tecnologias espaciais para resolver problemas terrestres, como a quantificação de emissões de carbono, minimização dos efeitos de guerras e monitorização de infraestruturas críticas. Até 9 de agosto, os jovens desenvolverão conceitos de produtos ou serviços, desde a ideia ao protótipo, focando-se na sustentabilidade, segurança, ajuda humanitária e operações críticas.



Partilhe: