Translate
O Projeto de Matosinhos é um dos finalistas da edição deste ano e concorre na categoria Cidades e Mobilidade Sustentáveis.
O projeto Casas em Movimento, de Matosinhos, é um dos 75 finalistas da 10ª edição do Green Project Awards (GPA).
Trata-se de uma iniciativa de carácter nacional da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e Quercus ANCN, que reconhece as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.
Desde 2008, já recebeu mais de 1200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projetos, criando um movimento de desenvolvimento sustentável, mobilizando a sociedade civil, incluindo os jovens, e as empresas em torno da agenda da sustentabilidade.
Este ano foram apresentadas 150 candidaturas, das quais foram selecionadas 75, distribuídas nas seguintes categorias: Agricultura, Cidades e Mobilidade Sustentáveis, Gestão Eficiente de Recursos, Indústria 4.0, Iniciativa de Mobilização, Iniciativa Jovem, Investigação e Desenvolvimento, Mar e Turismo.
O projeto Casas em Movimento – Smart Kiosk in Motion concorre na categoria de Cidades e Mobilidade Sustentáveis. Este projeto de Manuel Lopes consiste num novo conceito de arquitectura, que integra inovação e sustentabilidade. Instalado durante os próximos três anos em Matosinhos, o edifício dispõe de coberturas fotovoltaicas e roda até 180º de forma a captar energia solar quer no verão quer no inverno, movimentando-se de acordo com a orientação solar, otimizando, desta forma e com mecanismos de domótica, o uso de energia.
A cerimónia de entrega de prémios irá realizar-se na próxima sexta-feira, no Centro de Congressos Alfândega do Porto, durante a Conferência “Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade”.
Consulte as restantes candidaturas em http://gpa.pt/candidaturas/finalistas/
Comentar