Translate
A Quinta da Conceição é um dos espaços de lazer mais agradáveis do concelho, um pulmão verde paredes meias com a cidade, de fácil acesso, repleto de tradição, de património e de “recantos idílicos”. Está aberta todos os dias da semana, com entrada livre, exceto Piscina e Courts de Ténis.
Quinta da Conceição: agradável espaço de lazer
Além de frondosas alamedas, contém uma excelente piscina e dois courts de ténis. Como sinal da sua antiga condição conserva ainda alguns fontenários de granito, bem lavrados, e uma graciosa capela setecentista.
É composta por várias tipologias de espaços, com mata (carvalhal e eucaliptal) e áreas relvadas, áreas contidas por sebes talhadas de buxo, a diferentes cotas, ligada por percursos. Possui diversos elementos decorativos como pórticos, bancos de pedra, estatuetas, colunas, mesa de merendas, um cruzeiro com imagem da Nossa Senhora da Conceição, Capela, tanque de água com desníveis, chafariz e fonte.
Inicialmente denominada de Quinta da Granja, foi propriedade escolhida pelos Frades Franciscanos, no último quartel do século XV, para a instalação do seu novo Convento, dedicado a Nossa Senhora da Conceição (imagem que daria o nome à Quinta), depois de terem abandonado o Convento de S. Clemente das Penhas (Boa-Nova) devido ao clima agreste próprio da proximidade ao mar.
A Quinta da Conceição é um parque público localizado na freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto. Inicialmente o local era as instalações do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem de São Francisco que lá chegou em 1481. Com a extinção das ordens religiosas os frades abandonam o Convento, sendo vendido em hasta pública em 1837, por seis contos, a Manuel Guimarães.
Atualmente ainda é visível o antigo claustro do convento, alguns chafarizes, um portal de estilo manuelino (que pertenceu à igreja do convento) e a capela de São Francisco, onde se encontra sepultado Frei João da Póvoa.
No século XX a Quinta da Conceição foi concedida à Administração dos Portos de Douro e Leixões. Em 1956 a restante propriedade é arrendada pela Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos para a criação do “Parque da Vila”, sofrendo durante a década de 60 melhoramentos desenhados pelo arquitecto Fernando Távora, quando foi construído um campo de ténis e uma piscina, esta projectada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira.
Piscina da Quinta da Conceição
A Piscina da Quinta da Conceição é uma obra de Álvaro Siza Vieira e foi inaugurada em 1965, fruto dos melhoramentos desenhados pelo arquiteto Fernando Távora para a Quinta da Conceição, altura em que foram construídos o pavilhão de ténis e a piscina.
As obras de Siza diferenciam-se pelos seus traços arrojados e pela integração no meio, granjeando-lhe projeção e fama pelo mundo fora.
O acesso à piscina é pago. Consulte AQUI o preço das entradas.
A Câmara de Matosinhos procedeu, em 2009, a uma profunda remodelação do espaço, criando novos equipamentos. A intervenção incidiu também sobre a conservação das esculturas e fontes da Quinta e incluiu trabalhos de restauro na capela de S. Francisco, que está localizada junto ao campo de ténis. Por seu turno, a piscina foi também alvo de obras de manutenção e recuperação, sendo agora um notável espaço de lazer.
No entanto, os leceiros não se esquecem do lago dos patos, do campo de mini-golfe e do circuito de manutenção, entretanto desaparecidos…
RELACIONADOS:
» Ler mais sobre a Piscina da Quinta da Conceição
» Sugestão para um Percurso Pedestre
LOCALIZAÇÃO:
Localiza-se entre a Rua de Vila Franca e a Avenida Dr. Antunes Guimarães, possuindo entradas nas duas vias.
Ponto de Referência: Exponor
Telefone: +351 22 939 0900
Ver Localização
RELACIONADOS:
[…] dia 22 de setembro, a Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, será palco de mais uma edição do evento “WE ARE ONE”. Essa iniciativa […]
[…] muitos leceiros, falar das «Quintas» significa falar da Quinta da Conceição para o povo em geral e da Quinta de Santiago para os eruditos. Tal não podia ser mais […]
Visitor Rating: 5 Stars