Religião e Política em debate na Casa da Arquitetura

Debate sobre Religião e Política - Imagem dos Oradores
Partilhe:

Translate

Debate sobre “Religião e Política” acontece a 5 de outubro na Casa da Arquitetura, em Matosinhos


No próximo dia 5 de outubro, a Casa da Arquitetura de Matosinhos será palco de um debate organizado pelo grupo GerAção Peregrina (GAP) da Paróquia de Leça da Palmeira. O evento, que terá início às 21h30, será moderado por Maria Martinho, consultora de comunicação e reunirá diversos oradores para discutir o tema “Religião e Política”. A questão central do debate é saber se é possível alcançar harmonia entre estes dois pilares da civilização ou se o conflito entre ambos é inevitável.

A relação entre fé e poder político é um tema que acompanha a humanidade desde os primórdios da civilização. Ao longo da história, religião e política sempre se entrelaçaram de diversas formas, gerando tanto momentos de grande harmonia como conflitos intensos.

A entrada é gratuita, mas as inscrições são limitadas e devem ser feitas até dia 3 de outubro, através do e-mail [email protected], das redes sociais (Facebook, Instagram) do GAP ou no cartório paroquial.

O debate contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), garantindo acessibilidade a todos os públicos.

Esta iniciativa é uma organização conjunta do GAP e da Câmara Municipal de Matosinhos com o apoio da Casa da Arquitetura.

Oradores Confirmados:

Plácido Santos:

Começou o seu percurso na Universidade Católica Portuguesa onde se licenciou em Ciências Religiosas e, mais tarde, se tornou mestre na mesma área. Concluiu ainda uma pós-graduação em Gestão Autárquica e Modernização.

Política e religião estão bem unidas no seu percurso de vida: é membro da comissão concelhia do Partido Socialista de membro do secretariado do PS de Leça da Palmeira e, ao mesmo tempo, dedica-se ao ensino enquanto professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e membro ativo na Paróquia de Leça da Palmeira.

Um currículo pincelado de política e de religião, aparentemente harmoniosas … ou será que já existiram conflitos?

Pedro Filipe Soares

Matemático licenciado na Universidade do Porto, passou pela Assembleia da República e, atualmente, assume a sua missão como coordenador da Concelhia de Matosinhos do Bloco de Esquerda.
O seu lema como coordenador é “A Alternativa que recupera a esperança”.
De que forma prevê uma harmonia possível entre a política e a religião? Ou será que considera que é um conflito inevitável?

Luísa Salgueiro

Todos a conhecem por ser, desde 2017, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Ligada ao Direito e ao Partido Socialista, tem um vasto currículo de cargos.
Por ser presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, foi uma das 28 personalidades reconhecidas pelo Vaticano pelo apoio prestado nas JMJ 2023, tendo sido condecorada pelo Cardeal Américo Aguiar.
Qual será a sua perspectiva sobre religião e política?

Maria Martinho (moderadora)

Nasceu no Porto e diz que é aqui que se sente em casa.
Tem um olhar atento sobre o mundo que a rodeia, seja pela perspetiva de uma fotografia ou pela escrita onde tempera cada palavra com amor.
Como jornalista, passou pelo Notícias Magazine, Time Out Porto, Lusa e Observador.
Atualmente, é Consultora de Comunicação e irá ser a moderadora do debate.
Com uma educação cristã, um olhar atento na política e uma boa dose de sentido critico, Maria Martinho será quem guia esta caminhada com perguntas que não podem ficar sem resposta!



Partilhe: