Semana Europeia da Mobilidade 2024, de 16 a 22 de setembro

Semana Europeia da Mobilidade 2024
Partilhe:

Translate

Matosinhos participa pela 11ª vez na Semana Europeia da Mobilidade


A edição de 2024 da Semana Europeia da Mobilidade arranca hoje, dia 16 de setembro e culmina com o Dia Europeu Sem Carros, a 22 de setembro. Este ano, 42 países e 1833 localidades já aderiram à iniciativa, com Portugal a registar a participação de 105 municípios.

Sob o tema “Combina e Move-te!” e com o slogan “Espaço Público Partilhado”, os municípios desenvolvem programas de ação focados na mobilidade sustentável. Promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, esta campanha visa incentivar o uso de transportes públicos, mobilidade ativa e soluções de transporte limpas e inteligentes.

A Semana Europeia da Mobilidade destaca-se como uma oportunidade para as cidades europeias proporem alternativas sustentáveis, abordarem os desafios urbanos e avançarem na implementação de políticas de transporte mais eficientes. Com uma participação crescente, a iniciativa tem-se afirmado como uma força impulsionadora da mobilidade sustentável.

Ciclovias

Entre os principais objetivos da campanha estão a promoção da mobilidade ativa, a criação de cidades mais acolhedoras e a redução do consumo energético, contribuindo para a diminuição das emissões e a preservação dos recursos naturais. As escolhas diárias de mobilidade têm um papel fundamental na sustentabilidade e no impacto positivo sobre o meio ambiente.

Semana Europeia da Mobilidade 2024 – Matosinhos

Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, Matosinhos participa pela 11ª vez na Semana Europeia da Mobilidade. O município preparou uma programação especial com atividades que visam promover a mobilidade ativa e reduzir o uso do automóvel. Através de iniciativas como passeios de bicicleta e caminhadas urbanas, Matosinhos pretende incentivar a população a adotar hábitos mais saudáveis e contribuir para um futuro mais sustentável.

Objetivos principais da Semana Europeia da Mobilidade

  • Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
  • Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;
  • Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;
  • Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.


Partilhe:

2 Comentários

Comentar