Translate
Casa da Arquitectura promove I edição do Seminário Internacional “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade” com curadoria do arquiteto Paulo Moreira dedicado à temática da “Arquitetura Material”, dias 29 e 30 de setembro.
Nos dias 29 e 30 de setembro, a Casa da Arquitetura promove o Seminário Internacional “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade” com foco na temática da “Arquitetura Material.” O evento, sob a curadoria do arquiteto Paulo Moreira, conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, e a entrada é gratuita mediante inscrição prévia.
A Casa da Arquitectura e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática partilham uma visão comum quanto ao papel essencial da arquitetura no debate sobre a sustentabilidade. Assim, o Seminário Internacional “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade” dedicado à “Arquitetura Material,” reunirá uma diversidade de especialistas de diferentes âmbitos, incluindo prática profissional, indústria e academia. Estes especialistas apresentarão perspetivas variadas sobre a circularidade dos materiais de construção e compartilharão experiências, estratégias e projetos relacionados com materiais específicos. Estes materiais variam em escalas de produção e níveis de pegada ecológica, permitindo uma reflexão sobre as melhores práticas para a sua aplicação.
Shift – Arquitetura e Sustentabilidade
O arquiteto Paulo Moreira destaca os desafios distintos enfrentados pelas indústrias de pequena escala, de âmbito local, em comparação com a produção em massa de materiais de construção em escala nacional ou global. O mesmo observa que, por vezes, a formação e investigação académica não estão alinhadas com as realidades do quotidiano de um gabinete de arquitetura.
Este seminário visa promover a interação e o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, destacando que todos têm um papel a desempenhar no combate à cultura de desperdício que permeia a nossa sociedade. O evento também visa facilitar a partilha de novas pesquisas, métodos e projetos ambientalmente conscientes.
O Seminário sobre Arquitetura Material reflete a importância coletiva de abordar as mudanças urgentes e necessárias no campo da arquitetura, do ensino e da construção.
A participação no Seminário no dia 29 de setembro é gratuita mediante inscrição prévia e inclui um bilhete para visitar as exposições em exibição, válido para os dias 29 e 30 de setembro. A participação no dia 29 sem inscrição prévia não dá direito a um bilhete gratuito para visitar as exposições.
O processo de registo e o levantamento de bilhetes no dia do evento começam às 9h00 na Bilheteira da Casa da Arquitectura.
Programa
Seminário Internacional “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade”
29 SETEMBRO (sexta-feira)
09h30 – 10h00
Abertura de portas e receção dos participantes
10h00 – 10h15
Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitetura
10h15 – 10h30
Paulo Moreira, curador do Seminário
10h30 – 12h00
PAINEL 1
ARGAMASSA, BETÃO & PEDRA
Moderação Rita Barata Castro
Oradores:
Jeremy Pernet, arquiteto
Nuno Sarmento, Gorvell
Paulo Gonçalves, Secil
PAUSA PARA ALMOÇO
14h30 – 16h00
PAINEL 2
BAMBU, CÂNHAMO & MADEIRA
Moderação Cláudia Escaleira
Oradores:
Luís Gama Pereira e Jaime Espinosa, Associação Ibérica de Bambu
César Cardoso, Natura Matéria
Jorge Branco, Universidade do Minho
INTERVALO
16h15 – 17h45
PAINEL 3
MOSAICO, METAL & VIDRO
Moderação Clara Pimenta do Vale
Oradores:
Rui Oliveira, Saint-Gobain
Patrícia Gomes e Luis Lima, Matterpieces
Pedro Borges de Araújo, panoramah!
18h00 – 19h00
KEYNOTE SPEAKER
Clara Bergia, Bellastock
19h00 -19h30
Intervenções de encerramento
As intervenções dos oradores não são traduzidas.
30 DE SETEMBRO (sábado)
15h00 – 17h00
Oficina “Construções Biomiméticas” – Serviço Educativo da Casa da Arquitectura
A arquitetura tem procurado soluções na natureza para resolver desafios estruturais, estéticos e ambientais. Nesta oficina vamos apresentar aos participantes o fascinante mundo da arquitetura biomimética, que se inspira na natureza para criar estruturas mais sustentáveis e eficientes. Através de atividades práticas e exercícios criativos, os participantes aprenderão sobre os princípios da biomimética e os aplicarão na construção da maquete das suas próprias criações arquitetónicas.
Público-alvo: jovens dos 15 aos 18 anos
Custo: 5€ / participante