CEiiA prepara futuros líderes tecnológicos a pensar a sustentabilidade do Planeta

Edifício CEIIA - Matosinhos
Partilhe:

Translate

Abrem hoje as candidaturas para o programa SLI – Sustainable Living Innovators, destinado a jovens do ensino Secundário e do ensino Universitário.

SLI – Sustainable Living Innovators 2022


As candidaturas para a 3ª edição do programa Sustainable Living Innovators (SLI) estão abertas a partir de hoje e destinam-se a jovens do ensino Secundário (High School Edition) e do ensino Universitário (Graduate Edition). O SLI é um programa para desenvolvimento de futuros líderes tecnológicos promovido pelo CEiiA e orientado para a valorização do conhecimento e da inovação tecnológica inspirada na Natureza para melhorar a sustentabilidade do Planeta, e das cidades em particular.

O objetivo é reunir um grupo de jovens estudantes a frequentar diversas áreas do conhecimento nos domínios da engenharia, ciências da vida e da saúde, arquitetura e design, oriundos de diversas localidades do país, de forma a garantir igualdade de oportunidades e de género. Entre julho e agosto, os jovens selecionados irão colaborar com engenheiros, professores, investigadores e designers na construção do futuro das cidades a partir da sustentabilidade, nomeadamente no design de soluções tecnológicas inovadoras, inspiradas na Natureza, para sequestro de carbono e remoção de poluentes atmosféricos, valorizando-se comportamentos e soluções sustentáveis.

O programa promove a colaboração com engenheiros, professores, investigadores e designers, de diferentes entidades, na construção do futuro das cidades a partir de soluções biotecnológicas inovadoras.

A edição de 2022 dá continuidade às duas edições anteriores e integra os três princípios do movimento New European Bauhaus – sustentabilidade, estética e inclusão – bem como os drivers do CoLAB Smart and Sustainable Living do CEiiA. Nesse sentido serão exploradas soluções biotecnológicas de vanguarda que incorporam elementos naturais e tecnologia IoT (Internet of Things) para acelerar a neutralidade carbónica e melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, de forma inclusiva e em harmonia com o meio.

Mais concretamente, serão desenvolvidos protótipos de bioequipamentos urbanos para melhorar a qualidade do ar atmosférico e promover a saúde pública, tentando responder a questões estratégicas sobre design sustentável de produtos e serviços urbanos. Outro domínio a explorar durante o SLI  será o das competências sociais, essenciais aos profissionais líderes de um futuro que se prevê exigente na promoção da Paz e no cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Para Ana Rita Barros, estudante do mestrado de Engenharia Ambiental na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que participou na edição de 2021 do SLI, a experiência que viveu no CEiiA no ano passado “foi extremamente enriquecedora e será, certamente, uma mais-valia” para o seu “futuro profissional e pessoal”. “Apesar de todos os conhecimentos académicos sobre a área da sustentabilidade, senti que o SLI acrescentou muito ao meu percurso. Durante todo o programa, independentemente da área de formação base, fomos expostos a desafios que nos permitiram desenvolver um pensamento multidisciplinar, inovador e crítico. Com esta experiência, ficou clara a necessidade de pensar a sustentabilidade de uma forma transversal no que diz respeito às áreas de intervenção e, principalmente, na busca por soluções”.

Edifício CEIIA - Matosinhos
CEiiA – Matosinhos

Também Tiago Neves, estudante de Engenharia e Gestão Industrial na FCT – NOVA, sublinha que a participação no SLI permitiu-lhe “crescer, quer como pessoa, quer como futuro profissional”. “Desenvolvi várias skills dentro do âmbito da prototipagem, programação e comunicação, que hoje me ajudam a ser melhor e mais competente nos projetos em que estou envolvido. Ao nível da sustentabilidade, o CEiiA ensinou-me a abordar este tópico de uma forma diferente: ajudou-me a olhar para a rua e a identificar as consequências que vários comportamentos e hábitos têm e como podem afetar o nosso futuro. Mas, acima de tudo, passei a acreditar que é possível alterar o nosso modo de vida e contribuir ativamente para assegurar melhor presente e mais e melhor futuro para o nosso Planeta – no CEiiA ganhei uma superior motivação para ser uma peça ativa na mudança”, acrescenta o jovem, que frequentou as duas edições anteriores do SLI.

Pretende-se que os jovens desenvolvam também competências sociais numa experiência pedagógica colaborativa e multidisciplinar.

O SLI 2022 vai decorrer de 18 de julho a 29 de julho para a High School Edition e de 18 de julho a 12 de agosto para a Graduate Edition, no CEiiA, em Matosinhos. As candidaturas estão abertas até dia 15 de maio e serão selecionados 20 jovens, 10 estudantes de escolas secundárias e 10 universitários.

O SLI surge na sequência do trabalho desenvolvido pelo CEiiA com o objetivo de acelerar a transição para cidades neutras em carbono, valorizando o envolvimento ativo das pessoas, e dos jovens em particular, promovendo o desenvolvimento das cidades através da adoção de estilos de vida mais sustentáveis e da sua resiliência às alterações climáticas. O S2LI está alinhado com outros projetos do CEiiA em curso, nomeadamente com a plataforma de sustentabilidade AYR e com o CoLAB Smart and Sustainable Living.  



Partilhe: