Sugestões para um domingo bem passado em Leça

Museu da Quinta de Santiago
Partilhe:

Translate

joaquim_monteiroNa linha dos artigos das últimas semanas, esta semana quero deixar uma sugestão para um domingo bem passado, em Leça da Palmeira, para aqueles que não gostam de praia.
Uma das vantagens de Leça da Palmeira, que não me canso de referir, é a diversidade de possibilidades que este «belo jardim à beira mar plantado» nos proporciona.
Na última semana, aproveitando a boleia do bom tempo que se tem feito sentir, dissertei sobre as praias de Leça e das benesses que elas nos proporcionam.

Esta semana apresentarei outra possibilidade para um domingo bem passado, sozinho ou em família, a dois ou com toda a família. Tal como na proposta anterior, o bom tempo será fundamental e será um plano de baixo custo, pois sei bem que os tempos não são para grandes gastos.

A minha proposta é uma visita, passeio, piquenique, divertimento, descanso nas quintas de Leça da Palmeira.

Para quem não as conhece bem, refiro-me às quintas de Santiago e da Conceição. As duas quintas estão ligadas (embora nem sempre a passagem esteja aberta) e juntas, proporcionam-nos um domingo bem passado, com atividades diversificadas.

Logo pela manhã aconselho um passeio pela quinta da Conceição, para ver os diferentes espaços, contactar com a natureza, ver as belas paisagens com que nos brinda. Se é um adepto do desporto, por que não, em vez de uma simples caminhada, fazer um pequeno treino de corrida?!

Se vai em família e alguns não gostam de praticar exercício, pode efetuar uma visita prévia e, com um simples mapa elaborar uma caça ao tesouro, em que a família terá de descobrir certos pontos (uma espécie de corrida de orientação).

Mas se o problema são as crianças, então ainda é mais fácil. O parque infantil, embora não sendo de grandes dimensões, é uma alternativa, mas há espaços para jogar à bola ou outro tipo de jogos. Haja imaginação…

Para o piquenique há espaços próprios, mas em qualquer lado se estende uma toalha e se «põe a mesa». Só é pena não ter onde beber um cafezinho ou comprar um gelado.

Após o almoço pode-se sempre dormir uma sesta à sombra, mas proponho uma visita à Quinta de Santiago, com os seus belos jardins, as suas obras de arte e o Museu.

Experimente passar um dia nas quintas de Leça e verá que vale a pena.

Apesar de nem sempre bem tratadas pelos nossos responsáveis autárquicos, que revelam falta de visão estratégica, as nossas quintas, por si só, são uma mais valia para Leça da Palmeira.

Até à próxima semana.
Saudações leceiras

Joaquim Monteiro


Partilhe:

1 comentário

  • Em Leça da Palmeira, também há lugar para comer um óptimo gelado, tem aqui uma das melhores gelatarias do Mundo, o nome é Fresco da Gustare, são verdadeiros gelados artesanais Italianos, confeccionam para grandes Chefs de alta cozinha e estrelas Michelin, penso é que só abrem no verão.

Comentar