Translate
Dia 14, comemora-se o dia dos namorados. Não tenho memórias de qualquer tradição relativamente à comemoração deste dia em Leça da Palmeira. Apenas as habituais trocas de prendas entre namorados e, pontualmente, uma ou outra comemoração patrocinada por algum dos museus locais.
Assim, procurarei fazer uma abordagem mais histórica a este dia dos namorados, o Dia de S. Valentim.
A associação de S. Valentim aos namorados tem várias explicações, umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.
A explicação mais aceite afirma que, por detrás desta comemoração, está a história de Valentino, um bispo do século III que se recusou a cumprir a proibição de realizar casamentos, feita por um imperador romano. O imperador Cláudio II queria formar um enorme e forte exército e achava que se os jovens continuassem solteiros seriam melhores soldados. Valentino desobedeceu às ordens do imperador e uniu muitos casais. Foi, por isso, condenado à morte. Enquanto estava preso, a aguardar a sua execução, Valentino recebia flores e mensagens de jovens que lhe demonstravam o seu apoio e afirmavam acreditar no amor. Foi executado no dia 14 de fevereiro.
Séculos depois, a Igreja canonizou S. Valentim como padroeiro dos apaixonados e esta data passou a ser dia de comemoração da amizade e do amor.
E ainda hoje se comemora!
Para quem pretende comemorar o dia dos namorados de uma forma mais intensa, para quem não pretende reduzir a comemoração a uma mera troca de prendas, Leça da Palmeira oferece uma panóplia de oportunidades.
Para começar há o eterno e sempre oportuno jantar romântico a dois. Leça da Palmeira é riquíssima em restaurantes de qualidade, com preços para todos os gostos. Acresce que alguns destes restaurantes têm vistas deslumbrantes e permitem-no gravar imagens únicas na nossa máquina fotográfica mental.
Mas também há sempre a possibilidade de um passeio a dois, por exemplo à beira mar, desfrutando da belíssima marginal; das obras de arquitetura que marcam a paisagem, como a Piscina das Marés ou a Casa de Chá; um olhar para o por do sol ou, simplesmente, observar o vaivém das ondas e um barco que navega ao largo. Mas também pode ser um passeio pelas quintas de Santiago ou da Conceição em contacto direto com a Natureza.
Dia dos Namorados sem sair de Leça
Para os casais que preferem programas culturais, uma visita aos museus de Leça da Palmeira ou ao património religioso é sempre uma alternativa. Não podemos esquecer que Leça da Palmeira tem alguns museus que mantêm viva a história do povo leceiro e que é uma freguesia com uma belíssima igreja matriz e várias capelas, cada uma com características e histórias próprias.
Se é um casal adepto da prática desportiva, Leça da Palmeira é ideal para uma caminhada a dois aproveitando a marginal e os passadiços que acompanham a orla marítima, ou então uma ida a um dos inúmeros ginásios que existem nesta freguesia, ou então finalmente realizar o sonho de andar a cavalo tendo uma aula no centro hípico.
Como alternativa a tudo isto, ter a ousadia de ter um dia diferente e fazer um pouco de tudo isto no dia dos namorados. Certamente que terá um dia único, com experiências inesquecíveis e sem sair de Leça da Palmeira.
O resto pode fazer sem vir a Leça, escrever uma carta, telefonar ou mandar uma sms. Mas como dizia o anúncio publicitário: poder pode, mas não é a mesma coisa.
Por: Joaquim Monteiro
Relacionado:
André e Soraia fugiram por amor mas já voltaram a casa