Translate
Os tapetes de carro são um dos elementos mais importantes do carro, embora por vezes a sua função passe despercebida. Além de servirem de cobertura para separar o chão do contacto constante dos pés, os tapetes actuam como uma base antiderrapante para melhorar a condução e a ergonomia para outros passageiros para além do condutor.
Embora isto seja verdade, mais de uma vez é possível encontrar carros em que os tapetes de chão estão constantemente a escorregar. Isto não só é irritante, como também pode comprometer seriamente a segurança de condução, como se o tapete deslizasse demasiado para a frente, a embraiagem, o travão e o acelerador poderiam ser cobertos pelo tapete, tornando impossível uma manobra de emergência.
Embora isto possa acontecer no pior cenário, um resultado mais comum é que o atrito constante deteriora os estofos do chão, reduzindo a vida útil do veículo.
Em qualquer caso, estes problemas podem ser resolvidos com uma boa utilização dos tapetes desde o momento da sua selecção, da sua manutenção e da sua substituição de tempos a tempos.
Sobre a seleção dos tapetes de carro
Para fins práticos, existem três tipos de tapetes auto: os de série, os universais e os que são feitos à medida.
Os mais comuns são os tapetes padrão, que são os que vêm com o carro quando se compra. Embora este tipo de tapetes sejam os de marca oficial, são produzidos em massa, o que significa que são feitos de materiais baratos que se desgastam mais rapidamente. Muitas pessoas mantêm os tapetes de chão mesmo após anos de desgaste, mas como já vimos anteriormente, não é inteiramente seguro suportar demasiado desgaste num elemento que está tão próximo dos pedais.
Por outro lado, existem os tapetes universais, que são os que se adaptam a todos os tipos de carros, independentemente da sua marca. Em teoria são uma boa opção, mas considerando que cada carro tem uma forma diferente, nem sempre é possível cobrir todo o piso e por vezes sobram partes dos tapetes.
Em resposta a isto, estão disponíveis tapetes de chão feitos à medida, que combinam o design padrão com a adaptabilidade dos tapetes universais de chão. Com isto, os próprios utilizadores podem seleccionar o modelo do seu veículo e as características específicas que desejam nos seus tapetes. Este tipo de tapetes está disponível em lojas especializadas como a Rei dos tapetes.
Acondicionamento, manutenção e substituição dos tapetes de chão de automóveis
Apesar do acima exposto, há aqueles que têm tapetes que já foram comprados ou que ainda estão a aguentar-se antes de serem substituídos. Nestes casos, o ideal a fazer é condicionar os tapetes de modo a que sejam o mais seguros e utilizáveis possível.
Para aqueles tapetes que escorregam, existem batentes universais e velcro que permitem que o tapete seja ancorado ao chão para que não se mova. A sua usabilidade será viável até se apreciar um desgaste considerável, que normalmente começa a ser visto nas extremidades, de modo que nos tapetes de tecido são vistos fios soltos enquanto nos tapetes de borracha se nota uma degradação do material. O ideal nestes casos é mudar antes que as arestas comecem a dobrar-se sobre si mesmas.
Quando é altura de substituir os tapetes, é necessário não só escolher entre um tipo específico de tapete, mas também considerar questões mais específicas. Idealmente, os tapetes de escolha deveriam ser feitos de um único material, evitando os calcanhares, uma vez que estes tendem a tornar-se polpudos na época das chuvas. Além disso, no caso do tecido é sempre melhor optar pelo tecido liso e não pelo que é do tipo capacho ou com grelhas, uma vez que entre os buracos se acumula mais sujidade.