“Templo” de Siza Vieira está em fase de conclusão

"Templo" de Siza Vieira
Partilhe:

Translate

A primeira obra apresentada no âmbito do projeto “Caminho da Arte” chama-se Templo, está em fase de conclusão, no exterior do Mosteiro de Leça do Balio e é da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

A escultura tem como objetivo homenagear os peregrinos e assinalar a importância que o Mosteiro de Leça do Balio teve nos caminhos portugueses para Santiago. É composta pelo “templo”, uma estrutura em betão branco de 20×20 metros de largura, e pelo “caminhante”, uma escultura em mármore de 1,90 metros de altura. Será um espaço amplo e de recolhimento para todos os caminhantes.

O Caminho da Arte, projeto que pretende valorizar os Caminhos de Santiago, terá um percurso de 261km entre a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela com a instalação de 60 obras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais, ao longo do caminho.

O projeto é promovido pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, com o apoio dos municípios portugueses que os Caminhos de Santiago percorrem, como Matosinhos, a Direção Regional de Cultura do Norte e Turismo Porto e Norte de Portugal.

O “Caminho da Arte”vai ser apresentado oficialmente em junho de 2023, quando o papa Francisco vier à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. O projeto será executado nos quatro anos que se seguem.



Partilhe: